A FORMAÇÃO GEOLÓGICA E OS MISTÉRIOS QUE RONDAM A FURNA DE MARIA DANTAS

Por Cláudio André, publicado em 20 de dezembro de 2019

O sítio Encantado, localizado região sul de Bom Conselho, tem uma vegetação arbustiva em certas partes, em outras, arbóreas devido a existência de algumas reservas de mata atlântica.

Por esse trecho você chega a Furna de Maria Dantas. A maioria das propriedades tem vegetação para a engorda do gado. Por essas bandas há várias nascentes que servem para o gado se utilizar da água acumulada no solo.

As rochas sedimentares ficam entre árvores frondosas e embelezando ainda mais o cenário natural.

A parte superior do sítio Encantado há uma variação em altitudes, começam de 640 a 900 metros.

Esse pequeno açude é resultado de uma das nascentes. Na lateral está a estrada vicinal que da acesso ao distrito de Rainha Isabel, distante 10 km da rodovia estadual PE-218.

A seta acima indica a principal entrada da Furna de Maria Dantas, moradora que no passado viveu misteriosamente e algumas lendas apontam que ela era uma pessoa fria, rústica, brava e teria cometido alguns delitos no local contra viajantes que passam pelo trecho.

vegetação de Pernambuco é dividida, basicamente, em quatro tipos: Formações Litorâneas, Floresta Tropical, Caatinga e Cerrado. A primeira marcada pela presença de restingas e manguezais. Já as florestas atlânticas se caracterizam por espécies perenes ou deciduais.

Conhecer esses locais não coisa melhor. O encontro com a natureza nos rejuvenesce. Boa parte da região sul do município de Bom Conselho já estivemos in loco fazendo trilhas ecológicas.

Além de oferecer forragem aos rebanhos, os capins do gênero Brachiaria também contribuem para a estruturação do solo e, em consórcio com culturas agrícolas como milho e café, proporcionam mais sanidade ao solo e ganhos de produtividade das culturas.

Olhar de cima. Compreender as belezas naturais. Como se formaram, como se superam com o advento do clima. Se no lado oposto desse local, vemos solo e vegetação de caatinga, por esse lado do município, a situação é bem melhor, que pelo menos tem água em abundância.

Por essas terras onde atualmente localizam-se o município de Bom Conselho, foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô.

Essa é a entrada principal da furna de Maria Dantas que por motivos de segurança não adentramos, pois umas duas pessoas que entraram sem proteção foram mordidos por carrapatos e precisaram de atendimento médico, diante do quadro infeccioso pelas picadas nos braços e pernas, inclusive, estão tomando medicação de dosagem forte para combater as inflamações pelo corpo. Pelo menos 50 metros de comprimento forma a cavidade entre rochas graníticas que ficam na parte interna da furna.

Para a posteridade fiz esse self, afinal, não é todo dia que voltamos no mesmo lugar. A furna de Maria Dantas é um atrativo turístico que merece ser preservada diante das histórias e lendas que se aglomeram no entorno desse local.

Um dos pontos mais altos da região do sítio Encantado está numa formação rochosa sedimentar que marca 670 metros de altitude. Eu e meu amigo Islande, filho de Isaque e Fernanda, do distrito de Lagoa de São José, foi uma das minhas companhias escalando as rochas.

Além das rochas sedimentares, o que também chama atenção é a qualidade do solo, que possivelmente há uma mistura orgânica para deixa-lo em várias tonalidades. Acima da furna de Maria Dantas, o solo é escuro, preto. As cores escuras (preto, marrom, cinza escuro) geralmente são conferidas pelo acúmulo de material orgânico. As cores claras apresentadas por solos bem drenados podem ser escurecidas pela presença de matéria orgânica.

E Maria Dantas? Quem foi? Onde morou? O que fez? Como Viveu? Seus descendentes?

As repostas serão na próxima reportagem, aguardem!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas