A VEGETAÇÃO E AS GEOFORMAS DAS ROCHAS DO LAJEDO DA PEDRA DO GUINÉ NA PARAÍBA

Por Cláudio André, publicado em 7 de dezembro de 2019

Publicidade

Apesar de muita diversa, a vegetação da Paraíba se caracteriza basicamente pela caatinga, cujo bioma ocupa aproximadamente 90% do território. No centro e no oeste do estado, região mais árida, a vegetação xerófita é a predominante. Já no leste, além da caatinga, surgem também resquícios de mata atlântica, além de cerrados e da vegetação litorânea.

A Pedra da Cadeira é uma geoforma de uma rocha granítica localizada no sítio Pedra do Guiné, zona rural de Princesa Isabel, Paraíba.

No lado oposto do estado, destaca-se a caatinga. Marcada pelas xerófitas, suas espécies possuem folhas pequenas (quando há folhas), muitos espinhos e uma alta resistência, o que garante a própria conservação mesmo sem a disponibilidade de água. Mesmo com esse tipo de vegetação, há várias camadas rochosas no entorno.

Em áreas como Cariri, Curimataú e Seridó, há o predomínio das hiperxerófilas, espécies mais resistentes a longos períodos de estiagem. Entre as espécies estão baraúnas, juazeiros, mandacarus, umbuzeiros e xiquexiques.

A cidade de Princesa Isabel tem 675 metros de altitude. Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Princesa Isabel apresenta um clima com média pluviométrica anual de 836.3 mm e temperatura média anual de 23.3 °C.

As chuvas que caíram recentemente foi suficiente para a mudança do clima, da vegetação. A água acumulada num caldeirão localizado no sítio Pedra do Guiné é usada para lavar roupas, louças e banho. Se demorar muito, a água sai pela evaporação devido o aquecimento do afloramento rochoso.

Diante da salinização persistente, quando a água evapora, deixa marcas nas rochas.

Localiza-se em cima da Serra do Teixeira, na sua parte mais ocidental, a 683 metros acima do nível do mar, ela originou-se do Povoado de Bom Conselho, que conseguiu emancipação em relação a Piancó em 1875 e em 1930 passa a fazer parte do Território de Princesa, desmembrando-se da Paraíba e sendo elevando à categoria de território federal, voltando a fazer parte do estado da Paraíba ainda no mesmo ano.

Como a maioria das plantas na Caatinga, o umbuzeiro possui grande resistência à seca, tendo, assim, todas suas folhas perdidas nos períodos de estiagem, mas que, contudo, voltam a florescer nas primeiras chuvas. Sendo assim, a floração desta planta ocorre no fim da estação de estiagem e, seu período de frutificação, estende-se por todo o período chuvoso.

Seu fruto é conhecido como umbu ou imbu e possui grande importância econômica, uma vez que são bastante comercializados in natura. Suas folhas e raízes também podem ser utilizadas para alimentação e, além disso, a água armazenada nesta última é utilizada na medicina popular. A pergunta é, como um umbuzeiro consegue ter vida em cima de um lajedo?

Gravatá é uma espécie de bromélia, nativa das Américas,  comumente encontrada no cerrado brasileiro, mas também se faz presente em outras regiões do Brasil. A planta é conhecida popularmente por vários nomes tais como gravá, caruá, croatá, caraguatá, caroá e coroatá; utilizada na medicina popular, na culinária e na preparação de variados artesanato.

Em regiões mais altas e úmidas da Paraíba se desenvolvem formações arbóreas densas, de grande porte, com a vasta presença de palmeiras. Conhecida como Mata do Brejo, esta vegetação latifoliada perenifólia de altitude tem sido intensamente derrubada para o desenvolvimento de atividades agropastoris. Isso faz com que ocorra a expansão de áreas conhecidas como Brejadas, caracterizadas pela mescla de espécies úmidas com vegetais da caatinga.

granito (do latim granum grão, em referência à textura da rocha) é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino não metamórfico, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente). Em todo o lajedo a formação é de rocha granítica.

Ao lado da Pedra do Sino, localizamos as ruínas da capela de Nossa Senhor do Desterro, que foi construída pelos primeiros moradores da comunidade da Pedra do Guiné, distante 03 km do centro da cidade de Princesa Isabel.

Vejam a inclinação dessa rocha. O que teria provocado para que essa rocha ficasse no mesmo local há milhões de anos. A rachadura provocada na rocha que estou sentado em cima, pode ter sido resultado de um raio ou altas temperaturas. Em cima dessa outra rocha havia uma outra rocha com a geoforma de um GUINÉ, mas a ignorância do ser humano, o dono da propriedade incomodado com as visitações no local, resolveu quebrar e esfarelar a rocha granítica.

Assim é a vida de pesquisador… Fazendo novas descobertas. Estudando meio ambiente, geologia e história. Tudo estamos compartilhando para as futuras gerações. Uma coisa é certa, o Nordeste é diferente de tudo que vemos por aí… A minha frente está um pé de tamboril e a serra do Livramento que pertence a Triunfo.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCÍNIO

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA