CENTENÁRIA IGREJA DE SÃO JOSÉ DO POVOADO DE CALDEIRÃO DE CIMA/AL

Por Cláudio André, publicado em 1 de dezembro de 2019

Toda a história de fundação de Palmeira dos Índios se deu início no povoado Caldeirão de Cima, que fica na linha limítrofe com o estado de Pernambuco. Foi em Caldeirão de Cima que surgiu a primeira freguesia de Palmeira, onde São José é o padroeiro e tem uma das primeiras e mais bonitas igrejas fundadas na terra de Tilixi e Txiliá.  Na imagem acima está a igreja centenária de São José. Um registro fotográfico do blogueiro Cláudio André O Poeta.

CONTA A HISTÓRIA…

Fundada por frei Domingos de São José, em 27 de julho de 1773, Palmeira dos Índios foi promovida a categoria de Distrito, em 15 de Outubro de 1827, por fôrça de um decreto imperial que assim determinava em relação as povoações que tinham capela curada ou eram sede de paróquia. Por ser freguesia desde 1798, foi eleito seu primeiro juiz de paz o coronel José Daniel Carneiro da Cunha, que assumiu o cargo em 25 de março de 1829.

O juiz era mais conhecido por José Daniel das Flexeiras, por ser dono de uma fazenda com este nome, situada no maciço de serras entre Palmeira dos Índios e Quebrangulo. O autor deste trabalho, encontrou um marco de pedra com as iniciais “JD” gravadas, para demarcar as terras do coronel juiz, que figura atualmente no Museu Xucurus.

No povoado de Caldeirão de Cima tem um atrativo turístico muito conhecido pelo nome de Poço da Nega. Há 200 metros tem a cachoeira de Antônio Vitório e a barragem do Bálsamo, já no lado de Pernambuco.

PATROCÍNIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas