VALE DO TAQUARI – UMA REGIÃO DE BOM CONSELHO RICA EM FRUTICULTURA

Por Cláudio André, publicado em 18 de novembro de 2019

Na última reportagem sobre a trilha  ecológica que realizamos na região de Rainha Isabel, passamos pelo sítio Taquari onde tem a igreja de Nossa Senhora da Conceição, obra centenária que supera os desgaste dos anos.

A fruticultura é muito rica no entorno do distrito de Rainha Isabel. Devido ao rico lençol freático, tudo que se planta, produz. O maracujá é um dos frutos produzidos que são vendidos nas feiras da região.

Na nossa andança pela região de Rainha isabel, vimos uma cena rara de se ver no dias atuais que nos enche de orgulho. O bisavô com seus bisnetos plantando batata, ou seja, logo cedo os garotos aprendendo como preparar o solo e como ter colheta dele.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição é centenária e na história há um relato pelos mais antigos que em determinada ocasião, uma missa era celebrada para a comunidade do Taquari, quando uma pessoa foi morta na porta da igreja e o padre insatisfeito com o ocorrido amaldiçoou a igreja mandando cobri-la de melão. Por muito tempo a igreja foi desativada, mas, com o passar do tempo a comunidade se reuniu e a recuperou e hoje é usada para celebrações de missas.

Esse é o cemitério mais antigo do distrito de Rainha Isabel que ainda está sendo utilizado para enterrar pessoas da comunidade.

Por ser uma região de mata atlântica é comum encontrar árvores nativas de vários tamanhos.

A mata foi trocada por pastagem. Segundo moradores dessa região, há anos passados toda essa região tinha mata virgem, mas com o passar do tempo a cultura foi mudada e vários campos foram abertos para que o gado tivesse um melhor tipo de alimento.

Nim Indiano é uma trata-se de uma árvore originária da Índia. Esta planta pertence à família do mogno e do cedro. O chá de nim é, hoje em dia, muito usado na cura de doenças como artrite, catapora, febre, entre outras.

Ouvindo causos, histórias, lendas, percorremos por 08 km (ida e volta) por uma região de mata atlântica. Fizemos  uma pausa para report as energias. Juntamente com o professor Zé Gomes e outros moradores de Rainha Isabel fomos até o cume do Cafundó dos Veigas.

Impressiona a quantidade de pés de seriguela que encontramos no caminho. A ciriguela, também chamada ceriguela, ou seriguela, é uma árvore da família das anacardiáceas. Esses mesmos nomes também se referem ao seus frutos. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura. Originária da América Central e da América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil.

Mesmo estando numa região de mata atlântica, a demorada estiagem já anda comprometendo a vegetação arbustiva encontrada no entorno do distrito de Rainha Isabel que esteve no último dia 19/11, completando 81 anos de fundação.

Mesmo numa área de vegetação de transição e por estar no outono, há plantas e árvores que somente floresce nesse período.

Essa flor chamada de hibiscus que significa Ísis (deusa egípcia), em grego. Hibiscus L. é um gênero de plantas com flor que agrupa cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes.

A Mata Atlântica é um dos principais biomas do Brasil, atualmente existem mais de 20 mil espécies de plantas que podem ser separadas em 8 grupos. Nessa região de Rainha Isabel há várias nascentes perenes.

Esse é o Vale do Taquari. Percebam que a vegetação que margeia o vale é de capim braquiária e plantação de banana. Por esse vale encontra-se várias nascentes.

Restinga trata-se de um tipo de vegetação que recebe influência direta das águas marinhas, e com gênero de plantas típicas das praias: a influência direta das marés, a salinidade do solo, a estabilidade da areia e o microclima definem as fisionomias vegetais que compõe a restinga. É uma vegetação que se segue imediatamente à zona praiana, e com estudos realizados em Pernambuco, foi dividida em 2 tipos: a floresta de restinga, e os campos de restinga, ou restinga propriamente dita.

ENFIM, queremos agradecer aos amigos que nos acompanharam durante essa trilha na região de Rainha Isabel. Nossos agradecimentos ao patrocinadores que nos apoiaram diretamente.

Obrigado a todos!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas