TURISMO: LAJEDO DO PAI MATEUS – TERRA DOS ANCESTRAIS E DOS CURANDEIROS

Por Cláudio André, publicado em 10 de novembro de 2019

Na minha última reportagem da “série Lajedo do Pai Mateus”, contaremos um pouco de nossa experiência, numa passagem rápido por esse lugar cheio de mistérios que nos faz ficar abismados com tamanha eloquência da manifestação da natureza.

O fim de tarde é o momento mágico do lajedo do Pai Mateus, cravado no sertão do Cariri paraibano.

A pergunta é, quem modelou essas rochas graníticas espalhadas em todo o lajeiro.

Quem vai ao lajedo do Pai Mateus, é difícil escolher em qual lugar devemos demorar mais, diante das belezas das rochas que foram escupidas pela ação do intemperismo.

Interessante que o pôr do sol não demorar mais que uma hora… Logo o sol se esconde no horizonte.

O amarelão nas rochas é resultado dos raios do sol que batem firmemente nas rochas e na vegetação arbustiva cravada no grande lajeiro.

Imaginemos que o curandeiro do século XVIII, identificado pelo nome de Pai Mateus, teve uma vida saudável e cheia de inspirações, pois o lugar é simplesmente indescritível.

O engano acontece porque a atmosfera da Terra filtra a luz solar, separando as cores. Ela espalha raios azuis e violeta, fazendo com que só as outras cores cheguem até nossos olhos. Esses tons restantes é que dão a impressão de o Sol ser amarelo.

Eu, o sol e as rochas. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.

O pôr do sol é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.

O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba, Brasil. Tem aproximadamente 1,5 km² e cerca de cem grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas ou mais) que se destacam sobre a superfície ligeiramente convexa e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.

Em Lajedo de Pai Mateus a paisagem impressiona. São dezenas de pedras com formatos inusitados, sustentadas sobre o solo também rochoso, em formato convexo.

O lajedo do Pai Mateus é cenário para qualquer tipo de manifestação cultural, religiosa, etc.

Conta a história que o lajedo do Pai Mateus também abrigou cemitérios dos primeiros povos indígenas a habitarem o local, os paleoíndios.

Pai Mateus foi um curandeiro ermitão que habitou o Lajedo na metade do séc. XVIII, porém, não vimos em nenhum lugar algum tipo de imagem com o rosto desse curandeiro famoso da Paraíba.

A formação rochosa é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura.

A ruptura de partículas provenientes de pedra e solo em sedimento clástico é denominado como erosão física ou mecânica; isso contrasta com a erosão química, onde o solo ou material de rocha é removido através da dissolução, promovido por um solvente (tipicamente água), seguido pelo fluxo da solução.

Os sedimentos ou solutos erodidos podem ser transportados apenas por alguns milímetros ou para milhares de quilômetros.

Normalmente, a erosão física prossegue mais rapidamente em superfícies inclinadas, e as taxas também podem ser sensíveis a algumas propriedades controladas climaticamente, incluindo quantidades de água fornecida (por exemplo, pela chuva), a velocidade do vento, a busca da onda ou a temperatura atmosférica (especialmente para alguns processos relacionados ao gelo).

As geoformas encontradas no lajedo de Pai Mateus são fascinantes. Cada lugar que você percorre simplesmente faz você voltar a ser adolescente vivendo aquela fase do por quê em tudo…

Chegando a uma das rochas que serve de esconderijo ou foi morada do curandeiro Pai Mateus, que nas noites de lua cheia fazia seus rituais de cura.

agricultura intensiva, o desmatamento, as estradas, as mudanças climáticas antropogênicas e a expansão urbana estão entre as atividades humanas mais significativas em relação ao seu efeito na estimulação da erosão. No entanto, existem muitas práticas de prevenção e remediação que podem reduzir ou limitar a erosão de solos vulneráveis.

Um dos blocos mais famosos é a Pedra do Capacete, por seu formato peculiar Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.

Nem Sansão conseguiria fazer um simples deslocamento de uma rocha dessa. Por brincadeira, fui aquecer os músculos.

A ruptura de partículas provenientes de pedra e solo em sedimento clástico é denominado como erosão física ou mecânica. Veja que essa cavidade na rocha foi a conta do pé. O que teria provocado essa cavidade? Provavelmente a água que escorreu pela rocha há milhares de anos.

O que teria corroído um lado desse gigante bloco de rocha granítica? A explicação mais aproximada seria a erosão.

Não falta atrativo no Lajedo do Pai Mateus. As rochas com suas formas gigantescas e com pesos aproximados das 5o toneladas, simplesmente faz-no pequenos seres próximos delas.

Enfim, valeu tudo apena. Foi uma experiência maravilhosa, prazerosa e cheia de aventuras estar no Lajedo de Pai Mateus, distante de Campina Grande 70 km e da cidade de cabaceira, 16 km. A temperatura acima dos 30 graus não deixa de ser um fator a mais para se superar.

Em breve novas aventuras!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas