CASARÃO DOS GONÇALVES – UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO PERÍODO DO CAFÉ EM BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 9 de novembro de 2019

Quem vai ao distrito de Rainha Isabel, zona rural de Bom Conselho, passa pelo sítio Pacas e se depara do seu lado esquerdo com um lindo casarão que tem uma arquitetura arrojada.

Esse casarão pertence a família GONÇALVES.  Mais parece aquelas construções das novelas de época, que retratam a vida dos senhores de engenho. Na verdade, segundo o que pesquisei, esse casarão quem morou foi o casal de donos de engenho, Antônia Gonçalves de Melo e Antônio Gonçalves de Melo, são os pais do senhor José Gonçalves de Melo, que teve apenas dois filhos, Ribamar e Gonçalvinho.

No sítio Pacas tem várias nascentes, uma delas, o riacho das Pacas. Nesse lindo casarão morou o ilustre advogado Dr. José Gonçalves de Melo, grande dono de engenho e fazendeiro.

Nesse casarão do século XVIII, tem uma piscina que foi construída pelo senhor Gonçalvinho. Antes existiam duas casas que foram transformadas no casarão.

Esse casarão toda sua estrutura segue os moldes do período colonial… A ocupação e colonização do interior do Nordeste do Brasil ocorreram somente no final do século XVII.

Os irmãos, José e Antônio Gonçalves, são os filhos do senhor José Antônio Gonçalves, mais conhecido pelo nome de Gonçalvinho, que herdou esse casarão do seu pai, Dr. José Gonçalves de Melo, que não deixa de ser um patrimônio histórico no município de Bom Conselho.

Os móveis são todos antigos combinando com a estrutura da casa quando foi construída. Quem a idealizou e a construiu no mínimo pensou numa família grande e que todo o casario pudesse da conforto aos seus moradores.

Essa coleção de louça de porcelana é típico da época dos senhores de fazenda. Mostra o poder econômico que aquela família detinha no período do café.

Esse balcão buffet é feito de madeira maciça e que suporta mais de um século de sua fabricação. Somente os nobres do século XVIII é que poderia ter em seus casarões móveis desse tipo.

Essa cristaleira é original de quando o casarão dos GONÇALVES foi construído. As peças de porcelanas chamam atenção com seu acabamento. São verdadeiras relíquias da história dos coronéis da época.

Antônia Gonçalves de Melo e Antônio Gonçalves de Melo são os avós do senhor José Antônio Gonçalves, conhecido por Gonçalvinho, herdeiro do casarão.

Da entrada ao último cômodo do casarão, chama a atenção toda sua arquitetura. Não há dúvidas que esse casarão localizado no sítio Pacas, zona rural de Bom Conselho, que não seja uma obra centenária, pois mantém a arquitetura de quando foi construído. Portas, janelas grandes de madeira, quartos com passagens entre eles e pisos com mosaicos são característica daquela época que permanecem.

No século VIII, período  das plantações de cana e café rendiam muito dinheiro para os moradores, que começaram a adquirir um gosto pelas construções. O Casarão dos GONÇALVES está nesse rol das construções idealizadas por senhores dos engenhos e das grandes fazendas. Segundo relatos históricos, havia até uma competição para ver quem fazia a casa com a fachada mais bonita.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas