LAJEDO DO PAI MATEUS/PB: UM AFLORAMENTO ROCHOSO RESULTADO DO INTEMPERISMO QUÍMICO

Por Cláudio André, publicado em 2 de novembro de 2019

O Projeto Geoparque Cariri Paraibano aponta 16 sítios com relevância histórica e geológica tanto ou maior que o Lajedo de Pai Mateus e muito próximos dali. Nos municípios de Cabaceiras, São João do Cariri, Boa Vista e Boqueirão, há lugares com formações rochosas como a do Pai Mateus, com seus famosos “matacões” – rochas arredondadas, inscrições rupestres, cemitérios indígenas, lagoas milenares e a vegetação da caatinga, única no mundo.

Trilhas para caminhadas e passeios de bike, paredões para escalada e muitas outras atividades junto à natureza são alguns atrativos da região, que conta ainda com uma infraestrutura de pousadas, restaurantes e artesanato nos locais, preparada para receber visitantes.

Indescritivelmente, o pôr do sol no Lajedo Pai Mateus é um momento único para todos que tiverem a felicidade de conhecer esse lugar.

Todos os geossítios e demais monumentos geológicos na área do Geoparque Cariri Paraibano encontram-se em propriedades privadas, sendo assim, sugere-se que, para a visitação, seja feito contato com os proprietários antes de se tentar acessar os geossítios ou então contratar um guia ou condutor local que poderá apresentar os locais aos visitantes de forma segura e em harmonia com o ambiente.

Viver como ERMITÃO é uma experiência diferenciada. Acredito que somente o Pai Mateus pode ter a essência de estar em contato direto com a natureza.

O que dizer de uma geoforma dessa? O que pensar de uma formação rochosa dessa? O que teria provocado o corte nessa rocha, deixando-a com uma cavidade enorme e um acabamento que mais parece que foi feito pela mão humana.

É possível que há milhões de anos um dia esse lugar foi o fundo do mar e no vai e vem das águas salgadas provocou esse corte na rocha granítica. É o que se pode imaginar! É provável também um acidente geológico há muitos anos passados, provocando o deslocamento das rochas.

Lajedo do Pai Mateus: lajedo contendo centenas de matacões, alguns com pinturas rupestres e onde se conta a lenda do eremita Pai Mateus que ali haveria de ter vivido no século XVI e que atuava como curandeiro. Reconhecido internacionalmente pelas formações rochosas (matacões) em formatos arredondados, de dimensões métricas. Apresenta fluxo turístico bem consolidado, sendo o melhor exemplo de associação entre geologia e turismo na região.

Até parece que você está em outro planeta, pela conjuntura das rochas e suas geoformas. Impressiona o tamanho das rochas e suas inclinações em cima de um único lajedo áspero. Quando o sol vai se pondo e a noite vai chegando, não tenha dúvidas que o embelezamento do lugar é maravilhoso.

Lajedo Salambaia: mais extenso lajedo da área do geoparque. Apesar de não apresentar tantos matacões em sua superfície como ocorre no Pai Mateus e no Bravo, apresenta, como principais destaques da geodiversidade, bacias de dissolução (gnammas) que formam pequenos lagos nas rochas e as caneluras que se apresentam bastante expressivas, com vários metros de extensão e alcançando profundidades por vezes superior a dois metros. Existe, ainda, ao menos um painel com pinturas rupestres sobre o lajedo e diversos sítios arqueológicos em seu entorno.

Lajedo de Pai Mateus, na Paraíba, é registro de um tempo distante. Com seus blocos arredondados de granito, lajedo guarda os rastros do homem no Sertão do Cariri.

O gravatá é uma planta nativa que  é fácil de encontrar em lugares que tenha solos pedregosos. A grande quantidade de blocos e matacões se assemelha a um “mar de bolas” no coração do Sertão do Cariri. Matacões, diga-se, são grandes pedras arredondadas trabalhadas continuamente pela erosão.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas