SERRA DO TENDÓ – A SERRA QUE GEME EM PLENO SERTÃO DA PARAÍBA

Por Cláudio André, publicado em 30 de outubro de 2019

Pedra do Tendó, também conhecida como Pedra Que Geme é uma formação rochosa e ponto turístico da cidade de TeixeiraParaíba.

Trata-se de um bloco cristalino circulado por rochas graníticas, situado a aproximadamente 800 metros de altitude, de onde pode-se observar grande parte do sertão paraibano, além de ser possível a prática de rapel, trilhas ecológicas, romaria e também degustação da culinária local.

Essa serra localiza-se a aproximadamente 3 quilômetros do centro da cidade de Teixeira, às margens da BR-110, estrada que liga Teixeira a Patos, dentro da área de proteção da Reserva Ecológica Pico do Jabre, criada em 16 de outubro de 1992.

A Pedra do Tendó é cercado de lendas e belezas naturais, tendo servido de inspiração a vários poetas e sobre ela correm inúmeras lendas. Diz-se que o nome Tendó é atribuído ao grito desesperado de uma vítima que, após ter discutido e lutado com um inimigo, teria caído no abismo. “Tem dó” foi então o apelo que ecoava ao longe e foi ouvido por moradores locais.

Outro registros da palavra “Tendó” significam abrigo, visto que o local era usado pelos tropeiros, servindo de pouso durante as viagens feitas pelos comerciantes que partiam das Espinharas em destino a Pernambuco.

Essa região paraibana, faz parte do Planalto da Borborema, também conhecido como chapada Pernambucana — devido a estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco — serra da Borborema, ou ainda, planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.

A Pedra do Tendó é um afloramento rochoso. Ela é uma camada de Rocha granito-gnáissica são os complexos que incluem granito, gnaisse e rochas similares a essas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no complexo granito-gnaisse ocorrem rochas graníticas-gnáissicas de origem magmática e/ou sedimentar de médio ou alto grau metamórfico, sendo encontradas em terrenos contendo granitos e sequências de rochas verdes.

A cidade de Teixeira fica a 320 km de João Pessoa, sendo conhecida pela famosa Pedra do Tendó, que será o cenário escolhido para receber uma série de atividades alusivas ao circuito cultural.  Esse afloramento rochoso fica apenas há 03 km do centro da cidade de Teixeira.

Lamentável que visitantes façam livremente pichações nesse ponto turístico. O acesso é livre. O proprietário do restaurante que fica no pé dessa rocha não contém o acesso exigindo que as pessoas não danifiquem esse patrimônio turístico/cultural.

Essa rocha é bem áspera, facilita a subida e descida dos turistas e visitantes. Quando o entardecer vai se aproximando, o amarelo-ouro vai tomando de conta da Pedra do Tendó, que margeia a rodovia estadual PB-110, que interliga Teixeira a Patos.

A sinuosidade das curvas na serra do Teixeira é algo impressionante. Quem está descendo a serra sentido a cidade de Patos, vai chegar em algum local da serra que há uma visão de ótica, ou seja, alguém pensa que está descendo, de dentro do carro percebe-se que ele está voltando… Enquanto dirigi meu carro, percebi na marte mais ingreme da serra que o veículo numa quinta marcha, estaria voltando…

De cima da serra do Teixeira ficamos vislumbrados com essa imagem inesquecível que pudemos registrar. No horizonte está a cidade de Patos.  Patos é um município brasileiro do estado da Paraíba, sendo sua quarto município mais populoso, com uma população de 107. 605 habitantes, conforme estimativa de 2019. É uma importante cidade de sua região, sendo classificada como centro sub-regional.

Era por volta das 14 horas quando estive subindo a pedra do Tendó e encarando os 800 metros de altitude e uma temperatura acima dos 35 graus. Mas fui premiado com essa linda vista panorâmica e não resisti a fazer vários selfs.

O circuito –  Som nas Pedras surgiu em 2016, a partir de uma ideia da Rota Cariri Cultural, com a implantação da Rota na cidade de Monteiro, articulada pelo Sebrae Paraíba, a prefeitura municipal da cidade e empreendedores locais na Pedra dos Índios.

 O atrativo e o local são muito bonito para poder apreciar a beleza natural do sertão paraibano. Se enxerga toda a região de Patos. Recomendo a subida até o topo da Pedra do Tendó ao invés de se contentar com a vista do restaurante. Vale muito a pena pegar um pôr-do-sol enquanto aprecia a paisagem.

A serra do Teixeira é uma formação montanhosa localizada na Microrregião da Serra do Teixeira, ao sul do sertão do estado brasileiro da Paraíba. A principal cidade da região, Teixeira, tornou-se vila ao separar-se da Comarca de Patos em 1861.

Para fazer esse novo intercâmbio profissional contei com o apoio dos amigos, Alexandre Piúta, Marcos Guerra, Edézio Ferreira, Manuela da Fórmula Certa, Aluizo Bernardo, Givaldo do Sindicato, Jefson Fittipaldi (diretor do Sindicato dos Radialistas/PE) e ao amigo e vice-prefeito de Terezinha, Rogério Bezerra.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas