OS PONTOS PITORESCOS E TURÍSTICOS DA CIDADE DE CAICÓ NO RIO GRANDE DO NORTE

Por Cláudio André, publicado em 28 de outubro de 2019

O Castelo de Engady surgiu de forma diferente de outros castelos, posto que não é uma fortificação que faz manobras defensivas. Foi construído pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo em estilo que se aproxima o mouro-medieval, para ser lugar de recolhimento e oração. Ele tem sete torres, em honra ao número sagrado da Bíblia.

Na entrada do castelo há uma grande estrela de Davi, em ferro, cravada acima da porta principal. É uma homenagem ao personagem bíblico Davi, onde este, na fonte de Engady, Palestina, quando jovem, fugia da fúria do rei Saul.

O Castelo é assentado sobre um rochedo tendo sua estrutura composta de pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batentes, poços, tanques, fortificações, ameias, salas, dormitórios, capela, dependências de serviços domésticos, vigias, muralhas e portões.

O Castelo de Engady para se tornar habitável foram necessários onze meses de trabalhos ininterruptos, de 04 de junho de 1973 a maio de 1974. Nesse período, foram aplicados Cr$ 25.000,00 (vinte e cinco mil cruzeiros), desde a compra do terreno até serem fechadas todas as portas.

Na verdade, encontramos apenas paredes descascadas, lixo por todos os lados, uma estrebaria servindo de abrigo de animais, provavelmente de moradores da região adjacente.

O castelo já foi decorado com quadros de representação clássica com emblemas, estandartes, espadas, lanças, carrancas, correntões, peças bíblicas e religiosas, objetos de boiadeiros e vestígios da vida bucólica.

Depois de visitar o referido castelo, logo ali perto encontramos dois lugares pitorescos, o antigo Beco da Gala, local ermo que servia de prostíbulo ao ar livre anos passados.

Próximo do Beco da Gala, encontramos outro lugar pitoresco da terra do bordado e melhor cachaça do mundo, o Bar da Tapa, de propriedade do senhor Geraldo, figura folclórica do sertão do Seridó do Rio Grande do Norte.

Seu Geraldo é aquele camarada que não tem o que reclamar da vida, apenas vive-la. Com experiência de 32 anos como dono de bar, nos contou enquanto tomávamos uma fria cerveja acompanhado de um peixe tilápia frito acompanhado de uma gostosa farofa.

No vídeo abaixo ele conta como surgiu o Bar da Tapa.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas