O PÔR DO SOL NA TERRA NATAL DO GRANDE AMOR DE LAMPIÃO, MARIA BONITA

Por Cláudio André, publicado em 12 de outubro de 2019

Quando viajo, conheço novos lugares, aproveito o máximo. Tenho encontrado lugares simples, porém, a beleza é inigualável. A terra natal de Maria Bonita fica há 70 km da cidade de Paulo Afonso, conhecida como a terra da Energia.

As formações rochosas do sítio Circo Velho, zona rural de Santa Brígida, Bahia, é um dos grandes atrativos turísticos que vale apena conhecer. A religião  em Santa Brígida é bastante voltada para suas raízes locais e possui um grande sincretismo religioso. A maior parte da população se caracteriza como Católica, porém as pessoas mais antigas costumam seguir doutrinas contrárias ao Catolicismo e que são condenadas pela Igreja, muitos creem em espiritismomediunismomacumbariareencarnaçãofeitiços e em crenças oriundas das religiosas africanas e indígenas.

A serra do Cruzeiro em seu cume marca quase 700 metros de altitude. De cima, há uma vista panorâmica sensacional. O sítio Malhada da Caiçara, na década de 10 a 30 foi o lugar que Maria Gomes de Oliveira – Maria de Déa ou Maria Bonita teve sua infância registradas em vários livros. O batistério de Maria Bonita está na paróquia de Santa Brígida e marca seu nascimento para o dia 07 de setembro de 1910.

Na Bahia é comum ir ao terreiro e à igreja. Brancos, negros, mulatos, pobres ou ricos, acreditam nos princípios católicos e do candomblé, ao mesmo tempo. O sincretismo há muito estabelecido mantem-se e são comuns em festas católicas as manifestações das religiões africanas.

O entardecer é encantador em pleno semiárido nordestino. Na região serrana o entardecer se destaca ainda mais. Pude aproveitar esse pôr do sol para fazer minhas orações, minha meditação. Como diz o cantor Roberto Carlos em uma das suas canções, “quando quero falar com Deus, apenas calo”.

Foi recebendo a energia positiva de um lindo entardecer numa altura de 700 metros, que pude sair da Bahia totalmente energizado e confiante para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia.

Olhar o horizonte. Imaginar o horizonte seguir em frente, esse é o desafio que cada um tem na sua cidade. Os cenários naturais da caatinga são contemplativos e cheios de reflexão.

Nas minhas pesquisas descobri que desde a chegada dos portugueses colonizadores no Brasil é considerada a existência do sincretismo religioso, que foi intensificada com a presença de escravos africanos que, com seus costumes e ritos, difundiram sua cultura entre os brasileiros e disseminaram sua religião entre os povos.

Rica em cultura, a Bahia também conta com inúmeras manifestações religiosas que dão conta da grandiosidade do culto, seja aos santos católicos, aos orixás ou aos caboclos. Todas as 13 zonas turísticas do Estado têm um pouco a oferecer quando o assunto é religião.

Os rituais de arrependimento pelos pecados, dos Penitentes de Juazeiro, no Vale do São Francisco, e a Procissão do Fogaréu, realizada em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, são algumas das manifestações realizadas até a Semana Santa, quando se preparam para as comemorações da Páscoa.

No município de Santa Brígida, as manifestações religiosas estão em todas as partes. Santa Brígida é um município do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 18.757 habitantes. Tornou-se município em 27 de junho de 1962, quando foi emancipado do município de Jeremoabo, do qual era distrito, conforme lei estadual 1757, assinada pelo então governador da Bahia, Juracy Magalhães.

Santa Brígida era uma região famosa pela passagem de Lampião, por ser a terra natural da sua companheira Maria Bonita. Foi por essas terras que Lampião ao ver Maria de Déa pela primeira vez, apaixonou-se e viveram um efervescente paixão até a morte.

A história da cidade começa como tantas outras: “era uma vez” um fidalgo português, seu nome Antonio Manoel de Souza, proprietário de uma área de terra que tinha quatro léguas e naquela época fazia parte do município de Itapicuru.

Antônio Manoel de Souza, casado com uma brasileira chamada Brígida, filha do senhor Joaquim José do Bonfim, também brasileiro. A senhora Brígida desejando conhecer Portugal pediu a seu esposo para ir passear na Europa, o que foi atendida, mas, veio a falecer durante a viagem.

 Chegando de volta ao Brasil, o senhor Antônio Manoel de Souza, ainda inconformado com o lamentável acontecimento, procurou seu sogro e lhe fez a seguinte proposta, doar todas as terras que possuía no Brasil inclusive as terras de Santa Brígida que chamava-se “Itapicuru de Cima”, mas no ato da transferência da escritura, o senhor Manoel de Souza, prestando uma homenagem a sua falecida esposa, deu o nome ao terreno da nova escritura de Santa Brígida, isto ocorreu em 16 de julho de 1817.

E assim a cidade ganhou o nome que até hoje marcou a história de sua gente devota e religiosa, afinal, igreja, religião, fé, devoção, estão dentro de cada cidadão.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas