AS CAPELAS, A RELIGIOSIDADE E OS 71 ANOS DA FUNDAÇÃO DE LAGOA DE SÃO JOSÉ/PE

Por Cláudio André, publicado em 30 de setembro de 2019

Publicidade

A capela de Nossa Senhora do Patrocínio é centenária e está localizada na comunidade do Alto do Matias, no distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho, há menos de 03 quilômetros da divisa com o estado de Alagoas. A construção dessa obra marca o início da religiosidade dos moradores da terra de Papacaça.

A capela fica numa propriedade particular da família Matias e nos meses de fevereiro há celebrações de novenários pela comunidade local. O Alto do Matias mora cerca de 30 famílias e está localizado na parte mais alta do distrito de Lagoa de São José, onde a altitude chega a 730 metros. Dessa comunidade há uma vista privilegiada do distrito da Lagoa, que no passado houve pelo menos 03 nomes que tornou o lugar muito conhecido como Lagoa da Dominga (irmã da misteriosa Maria Dantas), Lagoa da Cachorra (por existir muitos animais dessa raça) e Lagoa de São José, depois da chegada da imagem do santo.

Estive conversando com um dos moradores mais antigo do Alto do Matias, o senhor Neusvaldo Matias, 87 anos de idade e conhecedor da história do referido distrito. Segundo o nobre morador, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio, foi construída pelo seu bisavô há mais de 100 anos passados, resultado de uma promessa. Neusvaldo é o único filho vivo do casal João Matias e Maria Rosa, que tiveram 04 filhos. João Matias morreu no ano de 1951 e dona Rosa, no ano de 1972.

A capela de São José  que também é centenária, pertence a Paróquia de Santa Isabel da Hungria, que está localizada no distrito de Rainha Isabel, distante 12 km. No mês de março, todos os anos acontece a tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro da comunidade.

O distrito de Lagoa de São José é cortado pela rodovia estadual PE-218, há pouco mais de 02 km da divisa com o estado de Alagoas. Pela lei municipal nº 34, de 29 de novembro de 1948, foi criado o distrito de Lagoa de São José. Desmembrado do distrito de Caldeirões e anexado ao município de Bom Conselho.

Oficialmente, o distrito de Lagoa de São irá completar 71 anos de fundação no próximo mês de novembro, mais precisamente no dia 29. Mas a comunidade já existia só que pertencendo a outra comunidade de Caldeirões dos Guedes. A partir do seu desmembramento, no ano de 1948, Lagoa de São José tornou-se uma “comunidade independente”.

Não podemos esquecer que antes, muito antes de existir o distrito de Lagoa de São José, a história conta o seguinte: “As terras do atual município se tornaram numa sesmaria concedida a Jerônimo de Burgos de Sousa e Eça e, em 23 de julho de 1712, foi vendida para o português de origem judia e convertido ao cristianismo Manuel da Cruz Vilela, que deu início à organização da fazenda Papa-Caça. A mesma história especula-se também que a família Vilela teria vindo para a localidade a fim de procurar ao suposto tesouro de van Rijnbach, e que por muitos anos e gerações se dedicou a esta tarefa, no entanto sem obter sucesso”.

 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA