AS CAPELAS, A RELIGIOSIDADE E OS 71 ANOS DA FUNDAÇÃO DE LAGOA DE SÃO JOSÉ/PE

Por Cláudio André, publicado em 30 de setembro de 2019

A capela de Nossa Senhora do Patrocínio é centenária e está localizada na comunidade do Alto do Matias, no distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho, há menos de 03 quilômetros da divisa com o estado de Alagoas. A construção dessa obra marca o início da religiosidade dos moradores da terra de Papacaça.

A capela fica numa propriedade particular da família Matias e nos meses de fevereiro há celebrações de novenários pela comunidade local. O Alto do Matias mora cerca de 30 famílias e está localizado na parte mais alta do distrito de Lagoa de São José, onde a altitude chega a 730 metros. Dessa comunidade há uma vista privilegiada do distrito da Lagoa, que no passado houve pelo menos 03 nomes que tornou o lugar muito conhecido como Lagoa da Dominga (irmã da misteriosa Maria Dantas), Lagoa da Cachorra (por existir muitos animais dessa raça) e Lagoa de São José, depois da chegada da imagem do santo.

Estive conversando com um dos moradores mais antigo do Alto do Matias, o senhor Neusvaldo Matias, 87 anos de idade e conhecedor da história do referido distrito. Segundo o nobre morador, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio, foi construída pelo seu bisavô há mais de 100 anos passados, resultado de uma promessa. Neusvaldo é o único filho vivo do casal João Matias e Maria Rosa, que tiveram 04 filhos. João Matias morreu no ano de 1951 e dona Rosa, no ano de 1972.

A capela de São José  que também é centenária, pertence a Paróquia de Santa Isabel da Hungria, que está localizada no distrito de Rainha Isabel, distante 12 km. No mês de março, todos os anos acontece a tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro da comunidade.

O distrito de Lagoa de São José é cortado pela rodovia estadual PE-218, há pouco mais de 02 km da divisa com o estado de Alagoas. Pela lei municipal nº 34, de 29 de novembro de 1948, foi criado o distrito de Lagoa de São José. Desmembrado do distrito de Caldeirões e anexado ao município de Bom Conselho.

Oficialmente, o distrito de Lagoa de São irá completar 71 anos de fundação no próximo mês de novembro, mais precisamente no dia 29. Mas a comunidade já existia só que pertencendo a outra comunidade de Caldeirões dos Guedes. A partir do seu desmembramento, no ano de 1948, Lagoa de São José tornou-se uma “comunidade independente”.

Não podemos esquecer que antes, muito antes de existir o distrito de Lagoa de São José, a história conta o seguinte: “As terras do atual município se tornaram numa sesmaria concedida a Jerônimo de Burgos de Sousa e Eça e, em 23 de julho de 1712, foi vendida para o português de origem judia e convertido ao cristianismo Manuel da Cruz Vilela, que deu início à organização da fazenda Papa-Caça. A mesma história especula-se também que a família Vilela teria vindo para a localidade a fim de procurar ao suposto tesouro de van Rijnbach, e que por muitos anos e gerações se dedicou a esta tarefa, no entanto sem obter sucesso”.

 

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas