A TRAVESSIA DA CAVERNA DOS HOLANDESES DE BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 18 de setembro de 2019

Distante 06 km do centro de Bom Conselho, a Caverna dos Holandeses é um dos grandes atrativos turísticos que pouca gente conhece. Alguns relatos históricos apontam que a caverna foi construída pelos holandeses por volta do ano de 1600. Existem pelo menos 09 cavidades com tamanhos que variam de 04 a 06 metros de profundidade. Somente 03 cavidades são visitáveis. O blogueiro e trilheiro Cláudio André O Poeta, fez a travessia com alguns amigos na tarde dessa quarta-feira, 18/09. Vale apena conhecer o lugar, pois a beleza natural vai da vegetação ao clima, da altitude a vista panorâmica.

ASSISTA A REPORTAGEM!

CONTA A HISTÓRIA…

A PRESENÇA HOLANDESA EM BOM CONSELHO

Durante o período holandês (1630-1654), o interior de Pernambuco serviu de esconderijo e abrigo para os escravos em rebelião. Eles mesmos construíam suas moradas, que era mais conhecido pelo nome de quilombo. O quilombo dos Palmares que está na serra da Barriga em União dos Palmares/AL, na época eram em Bom Conselho.

Naquela época existia o Quilombo do negro Pedro Papacaça. Tanto os portugueses como os holandeses, tentaram se livrar dos escravos por que eles, os escravos, estavam em novas tribos defendendo suas audaciosas liberdades em prol das guerrilhas.

Era intenção dos portugueses capturar escravos, negros fugitivos, como também procurar minérios.

Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade um quilombo, conhecido como Quilombo de Pedro Papa-Caça que atualmente corresponde-se como Quilombo de Angico.[7] O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas