O RIO BÁLSAMO, A CACHOEIRA DO ÍNDIO E A VEGETAÇÃO DE MATA CILIAR

Por Cláudio André, publicado em 10 de setembro de 2019

Isso é Bom Conselho. Isso é turismo. A natureza tem seus encantos. Quem caminha pela região serrana de Bom Conselho sempre vai se deparar com cenários assim…

O leito do rio Bálsamo que segue destino a Alagoas é cheio de lugares assim. Muito verde, muita água e vegetação de mata atlântica.

Em muitos trechos do rio Bálsamo há lugares ideais para o banho e servir de ponto para curtir a natureza…

A água que escorre pelo leito do rio Bálsamo é resultado do acúmulo d’água na barragem que tem o mesmo nome e que recebe água de várias nascentes no seu entorno.

A região sul do município de Bom Conselho tem vegetação única de mata atlântica e o lençol freático dessa parte do município é muito rico, mas sem nenhuma exploração.

As rochas graníticas estão por todos os lados fazendo parte do cenário natural. Distante menos de 30 km a região do povoado de Queimadas em vários atrativos turísticos.

Se o facão está afiado? Só vai fazendo o teste… A ferramenta faz parte dos utensílios para quem anda no mato desbravando as belezas naturais.

A cachoeira do Índio, distante 25 km de Bom Conselho é o lugar ideal para passar um dia diferente curtindo a natureza. Mas se você decidir ir conhecer, não deixe lixo acumulado no local.

Quando chegamos nesse local encontramos algum tipo de vegetação tapando a passagem da correnteza. Fiz minha parte, limpei o lugar, deixei no jeito certo para que os próximos visitantes não tenham dificuldade em curtir o ambiente.

Veja que a natureza tem seus caprichos… Uma correnteza calma, inesgotável. Um cenário maravilhoso natural. Vale apena conhece-lo!

No entorno do leito do rio Bálsamo tem mata ciliar. O termo “mata ciliar” refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de “cílio”, que protege os cursos de água do assoreamento assim como os cílios protegem os olhos. E possuem a importante função de melhorar a qualidade da água dos rios, lagos, riachos.

Bom Conselho tem várias cachoeiras, entre temporárias e permanentes. Permanentes, tem as cachoeiras do Amargoso e das Queimadas.

Entre os atrativos turísticos de Bom Conselho estão, as serras e seus cumes com alturas que variam de 500 a 900 metros de altitude, a cachoeiras de Antônio Vitório, cachoeira do Índio, ambas próximas ao povoado de Queimadas, além da cachoeira do Amargoso que fica a 200 metros da divisa com o estado de Alagoas e a cachoeira do Poço Escuro no sítio Salgadinho.

Também é atrativo turístico de Bom Conselho a Caverna dos Holandeses, por trás da serra do Bulandim e o Poço da Nega, na divisa com Palmeira dos Índios.

Mata Ciliar é um tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens dos rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “ciliar” é dado por ficarem cercando as águas, e serem tão importantes para a sua conservação quanto são os cílios para os nossos olhos.

Matas ciliares e sua necessidade para conservar os recursos hídricos. … A cobertura vegetal encontrada próxima aos rios, córregos, nascentes, lagos e represas é chamada, tecnicamente, de Mata Ciliar, ela recebe esse nome por lembrar os cílios dos olhos e assim como ele, por ter a função de proteger contra impurezas.

Com o sol invadindo o espelho d’água e com mais sombreamento, não tenha dúvidas que o leito do rio Bálsamo fica ainda mais encantador.

Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas.

Por essa imagem percebe-se toda a riqueza natural da região serrana de Bom Conselho. Os moradores do sítio Flores vivem com essa vista panorâmica privilegiada. Nesse ponto de onde foi feita a imagem, marca-se 790 metros de altitude. Essa é a região norte de Bom Conselho, onde está o clima de caatinga.

O processo de assoreamento costuma ocorrer da seguinte forma: com as chuvas, o solo é lavado, ou seja, a sua camada superficial é removida, e os sedimentos (partículas de solo e rochas) são transportados por escoamento em direção aos rios, onde são depositados.

Para finalizar, somente quem andar por esses locais da zona rural de Bom Conselho, como esse blogueiro está fazendo, sabe do quanto Bom Conselho tem de riqueza natural e o quanto está abandonado por não ter políticas públicas para o setor… Minha parte estou fazendo, que é registrar e propagar pelas redes sociais os pontos turísticos da terra de Papacaça. 

O que adianta ter aprovação de Conselho Municipal de Turismo se ninguém sabe quem faz parte?

Se não conhecem o que estamos mostrando aqui?

Essa reportagem teve o patrocínio das seguintes empresas

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas