A HISTÓRIA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO MUNDO NOVO DE FLORES/PE

Por Cláudio André, publicado em 25 de agosto de 2019

Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita.

Geomorfologia é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Para isso, tende a identificar, descrever e analisar tais formas, entendidas aqui como relevos, assim como todos seus aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos, tanto pretéritos como atuais e naturais ou antropogênico.

Dentro da Pedra Furada no sítio arqueológico Mundo Novo, encontramos algumas cavidades em formato de cápsulas, que provavelmente tenha sido provocados por pingos d’água devido ao uso de instrumentos cortantes por homens pré-históricos que habitaram na região há milhões de anos.

Veja essa gravura rupestre em formato de sol na parte interna da rocha sedimentar. Somente a presença de arqueólogos e geólogos podem concretizar essa informações preliminares.

Esse corte na rocha sedimentar que se transformou numa grande janela, levou milhões de anos para ficar assim.

As rochas sedimentares são rochas formadas através da deposição, e consequente cimentação ou consolidação de fragmentos provenientes de material mineral ou material orgânico. No caso do material mineral, os respectivos fragmentos, denominados de detrito geológico, são provenientes do intemperismo e da erosão.

O ponto mais alto do Vale do Cafundó chega a 732 metros de altitude. Todo o paredão rochoso é sedimentar.

São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Veja a imponência dessa rocha no Vale do Cafundó.

O relevo de todas as partes do planeta apresenta saliências e depressões oriundas das eras geológicas passadas. Estas saliências e depressões incluem as montanhasplanaltosplanícies e depressões; além desses acidentes existem outros menores, como as chapadas, as cuestas e as depressões periféricas. Na imagem acima, registrei uma camada de minério de ferro também no Vale do Cafundó.

Pelo jeito, essa cavidade circular, foi feita pelos homens pré-históricos que fizeram morada no sítio arqueológico Mundo Novo, distante 6,5 km do distrito de Fátima, zona rural de Flores/PE.

Rochas sedimentares biogênicas – são rochas constituídas de sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou resultantes de sua atividade. Exemplos de rochas sedimentares biogênicas são o calcário e o carvão.

Essa pintura rupestre encontrada no sítio Mundo Novo, por estar cravada numa rocha de arenito, daqui a uns anos poderá desaparecer devido a ação do vento que bate na rocha e vai fragmentando a parede.

Por esse lado da imagem você percebe-se a magnitude da rocha sedimentar com tom avermelhado. O próprio vento que passa por dentro dessa cavidade faz a limpeza do lugar.

Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

Essa curvatura nesse paredão de rocha sedimentar foi provocado pela rotação do vento e o registro de altas de baixas temperaturas. A rocha de arenito é modelada facilmente pela ação inconstante do tempo. Eis o resultado dessa grande rocha que está dentro do sítio Arqueológico do sítio Mundo Novo, no sertão do Pajeú.

O talhamento na parte inferior dessa rocha de arenito impressiona seu acabamento. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.

Somente quem conhece esse lugar é que vai compreender como a natureza caprichou. Na verdade, Deus faz suas obras e não assina, deixa que aqueles que enxergarem possam da seus adjetivos. Emfim, a pedra Furada é uma obra de arte Divina, escupida pela ação do tempo. Vale apena todo o esforço para conhecer esse pedaço do paraíso.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

PATROCINADORES

COMÉRCIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas