O CASARÃO DO PORTUGUÊS HENRIQUE VIEIRA PRESENTE DE DOM PEDRO II

Por Cláudio André, publicado em 23 de agosto de 2019

Publicidade

A vida deve ser bem vivida. Fazer novas amizades, conhecer novos amigos, pessoas que gostem da natureza e que saibam compartilhar seus conhecimentos. No sertão do Pajeú, por uma semana estive com os amigos Luiz de Venerrê e Clélio Diniz, desvendando as belezas naturais e as histórias dos sertanejos que vivem nesse torrão do semiárido brasileiro.

No sítio saco dos Henrique encontramos uma verdadeira paisagem que demonstra a verdadeira saga de sobrevivência do povo sertanejo, do povo interiorano.

Entre a vegetação seca da caatinga e rochas sedimentares, cravadas em um solo arenoso, para qualquer imagem o cenário é natural.

Como encontrar no meio do cinza da caatinga, plantas que superam as altas temperaturas e não deixa sua folhagem perder sua cor original?

O casarão do português Henrique Vieira, continua intacto, imponente, rodeados de histórias e mistérios. Para quem não sabe, Henrique Vieira, ao retornar da Guerra do Paraguai, ganhou do seu chefe-mor, o imperador Dom Pedro II, uma sesmaria, onde hoje é o município de Flores.

solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.

Sertão Nordestino é uma região que compreende a parte mais interior de praticamente todos os estados da região nordeste brasileira. Usualmente, a denominação de “sertão nordestino” é dada às regiões interioranas, independentemente do nível de desenvolvimento social ou econômico.

Essa é a casa que pertenceu ao português Henrique Vieira, que foi um dos homens de confiança de Dom Pedro II. Ao lado tem um engenho desativado. Hoje a propriedade de pouco mais de 300 hectares pertence ao médico veterinário, Guilherme Andrada.

Geograficamente, o sertão nordestino é uma área de transição entre as sub-regiões do agreste (seco) e meio-norte (úmido). Compreende uma faixa que vai desde o litoral do Rio Grande do Norte (até perto de Natal) e Ceará até a região sudoeste da Bahia, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba (exceto o litoral), um pouco da região noroeste de Alagoas e Sergipe, e quase todo o estado do Piauí, com exceção da parte mais próxima à fronteira com o Maranhão.

O maquinário desse engenho ainda pode ser usado. O engenho está desativado há muito anos, porém, o ferragem não foi engolida pelo tempo. O engenho fica dentro de uma propriedade do sítio Saco dos Henrique, zona rural de Flores, sertão do Pajeú.

As plantas que resistem ao calor, a escassez d’água, conseguem da um colorido a vegetação da caatinga.

O solo da região é antigo e em geral pouco profundo. A maior parte da região do sertão nordestino tem solo de embasamento cristalino com baixa capacidade de infiltração mas, em outros locais, nas bacias sedimentares, os solos são mais profundos permitindo uma maior infiltração e um melhor suprimento de água.

O que ainda sobrou da última chuva que caiu no no interior do município de Flores. Foi na escavação desse lago que se descobriu fósseis de animais pré-históricos.

A serra do Encantado fica numa região plana na região oeste do município de Flores. É a serra mais alta do município já que sua altitude chega aos seus aproximados mil metros.

Por todos os lados as plantas nativas do sertão do Pajeú, sofrem com a estiagem. A chuva que cai no períodos das trovoadas, não foi suficiente para encher os barreiros. Mas como sobreviver a isso tudo?

PATROCINADORES

COMÉRCIO

 

 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA