A FAUNA DA CHAPADA DO MORRO GRANDE DE BOM CONSELHO

Por Cláudio André, publicado em 10 de agosto de 2019

Chapada é um termo das áreas de Geografia e Geologia que corresponde a uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente ou essencialmente plano. Na divisa de Bom Conselho com o município de Iati tem uma chapada que tem várias serras e cada uma com sua particularidade.

No Brasil, são formações típicas naturais, geralmente localizadas em áreas de intersecção de biomas. Na imagem acima está o cume da serra do Morro Grande, localizada há menos de 10 quilômetros do centro da cidade de Bom Conselho. Essa região serrana compreende a área do planalto da Borborema.

Mesmo com pouca chuva foi suficiente para a vegetação da serra do Morro Grande ganhar um verde marcante, pois, antes a vegetação estava cinzenta.

No horizonte está o serrote do Vento que na mesma direção está a serra do Mares. Nessa região há uma cordilheira muito bonita, cheia de riquezas tanto na flora como na fauna.

A mistura de cactos e plantas nativas da caatinga compreendem a chapada do Morro Grande que tem várias minações, favorecendo a fauna e flora.

Particularmente os termos populares calangocatenga lagartixa (ou lagartixa-de-muro, lagartixa-preta e lagartixa-de-jardim), costumam designar algumas animais pertencentes a este gênero.  Esse é um dos nomes que chamam as lagartixas aqui no nordeste.

Devido a fertilidade do solo, as plantações de feijão e milho nas terras da fazenda Morro Grande, na zona rural de Bom Conselho, são muito prósperas.

Vida de pesquisador não é fácil, mas a recompensa maior é o contato com a natureza. Os 300 hectares da fazenda Morro Grande são produtivos. O casal Laércio e Menininha nos anos 50 tiveram uma visão muito boa por entender que a propriedade produziria milho, feijão, palma forrageira e leite e que as gerações futuras da família poderiam ter sua subsistência.

O velame-do-campo é uma planta arbustiva que pode chegar a alcançar uma altura entre três e quatro metros. Suas folhas são alternas e ovais, e possuem pelos finos, curtos e macios.

Da família das Euphorbiaceae, a planta também pode ser conhecida como cróton campestre, velame do mato, e velame do campo de minas. A árvore é nativa da flora brasileira, podendo aparecer em todo o país, mas principalmente nas regiões sudeste e nordeste.

Do alto da serra do Morro Grande da gosto ver a plantação de feijão da fazenda do mesmo nome. A palma forrageira é uma das plantações  que se destacam no entorno da referida serra.

A camada rochosa da serra do Morro Grande é áspera facilitando a subida das pessoas. A rocha sedimentar tem característica de que há milhões de anos houve uma erosão e o resto de outras rochas se compactaram.

Chegar ao topo da serra do Morro Grande foi mais uma experiência vivenciada e vemos a cada dia nos variados pontos do município de Bom Conselho, potenciais turísticos esquecidos, sem exploração.

O Planalto da Borborema, também conhecido como Chapada Pernambucana – devido a estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco – Serra da Borborema, ou ainda, Planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.

Com uma altitude de 707 metros, a serra do Morro Grande é indiscutivelmente um dos pontos turísticos do município de Bom Conselho. Os amantes da natureza que tem o hábito de acampar, o lugar é ideal. Para trilheiros que tem o hábito de caminhar no meio de uma vegetação de caatinga, conhecer a riqueza da fauna e da flora dessa serra o acesso é muito fácil.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.