VEGETAÇÃO DE TRANSIÇÃO MARCA A LOCALIZAÇÃO DA SERRA DE PEDRA

Por Cláudio André, publicado em 31 de julho de 2019

Veja que esse solo argiloso já está encharcado de água. Essa água acumulada é resultado das correntezas que ficam na Furna do Cabiló. Interessante, que nesse lugar há muitos pés de juremas, que suas sementes foram espalhadas pelos pássaros.

Essa camada preta nas rochas são microorganismos impregnados com a ação do vento e do calor e até mesmo do frio. Os liquens são os purificadores do ar.

Por Dentro Da Vegetação Arbustiva. Tanto as árvores quanto os arbustos são plantas que são muito semelhantes na aparência. Os arbustos diferem das árvores, pois não possuem um único tronco, claro, mas vários pequenos troncos, que surgem perto do nível do solo.

A água acumulada nessa cavidade é própria para o banho e até mesmo para o consumo. Nas regiões que ficam abaixo da furna a água chega por encanação, favorecendo as roças no entorno.

Esse é o lugar que você espera o tempo passar sem pressa. A furna do Cabiló está num lugar de acesso moderado, na zona rural de Brejão.

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação.

Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares e rochas metamórficas.

A serra de Pedra é uma formação rochosa que no seu cume há rochas sedimentares e marcas de pegadas de animais marinhos pré-histórico.

Essa camada da serra foi esculpida pela força de explosivos, durante o trabalho de duas pedreiras há 10 anos passados.

O espelho d’água já chegou a secar literalmente, mas com o advento das chuvas, a água que cai de cima da serra se acumula e divide o espaço com as rochas.

Rodeada por vegetação de caatinga, a furna do Cabiló (Homem sem conteúdo, sem conhecimento), deixa o ambiente ainda mais bucólico.

Quando foi para realizar o trabalho de retirar rochas graníticas da serra de Pedra, os órgãos fiscalizadores do estado de Pernambuco, exigiram uma área reservada para a proteção ambiental, para conter ainda mais o impacto ambiental.

A vegetação de transição, mistura de caatinga com mata atlântica, compreende pelo menos 17 hectares de terra do senhor Antônio Colatino.

Por essa região do sítio Serra de Pedra além do lençol freático ser muito rico, no passado, passou pelo ciclo do café, que deu origem as grandes fazendas e ao município de Brejão.

CONTA A HISTÓRIA: Em dezembro de 1908 foi criado o distrito com a denominação de Brejão de Santa Cruz, pertencente ao município de Garanhuns. Em 1936, o nome foi alterado para Brejão. Foi constituído município autônomo em 1958. É uma região que tem como principal fonte de renda o trabalho rural, é uma das principais regiões que produzem leite.

AGUARDE A PRÓXIMA REPORTAGEM

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas