SAIBA COMO SURGIU A FURNA DO CABILÓ – PONTO TURÍSTICO DE BREJÃO/PE

Por Cláudio André, publicado em 30 de julho de 2019

O município de Brejão teve seu início no ciclo do café, a prova disso é a existência de várias fazendas que no passado teve muitos cafezais. A produção de carvão também está viva na região.  O carvão produz uma substância que foi utilizada desde a Antiguidade. Na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra Mundial serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, em razão de sua composição porosa.

Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Na zona rural de Brejão tem essas faixas que estão dentro da vegetação de transição.

No entorno da serra de Pedra há uma mata ciliar protegida. Nessa área existem várias nascentes que ficam no entorno do afloramento rochoso. A fauna e a flora guardam riquezas naturais. Quando se fala na fauna, pode se localizar animais e pássaros que estão em extinção. Quando se fala em flora, o lençol freático faz eclodir a beleza de muitas plantas.

Desativado, esse forno já queimou muita lenha, mas ficam as lembranças e sua importância. O carvão também se destaca na condução de oxigênio e um eficiente disseminador de toxinas. Diante de várias indicações positivas do carvão, pode-se destacar o seu uso no tratamento de dores estomacais, mau hálitoaftas, gases intestinais, diarreias infecciosas, desinteira hepática e intoxicações.

Da serra de Pedra tem uma vista panorâmica da PE-218, que teve sua pavimentação feita por material retirado da referida serra. Quem está a caminho do município de Garanhuns, antes de chegar a cidade de Brejão, você pode visualizar do lado esquerdo a beleza da serra de Pedra que tem no seu cume a igrejinha de São Francisco.

Serra de Pedra é um ponto turístico religioso do município de Brejão. No período da Semana Santa são realizadas procissões, via-sacras e várias outras atividades religiosas, dentro da Rota da Fé.

Por essa imagem panorâmica você compreender toda a estrutura física da serra de Pedra, rodeada de vegetação de caatinga.

Veja o quanto foi escavacado pelas pedreiras que conseguiram autorização pelos órgãos competentes do estado para retirarem material para a pavimentação da PE-218, há 10 anos passados…

Segundo informações, essas rochas que você pode visualizar submersas, foram as que sobraram quando a obra da pavimentação da PE-218 chegou ao fim e as pedreiras foram embora. A água é resultado das correntezas que caem do cume da serra.

Percebam que os cortes provocados na camada rochosa da serra foram por explosões. Antes, não existia essa cavidade com uma profundidade de pelo menos 50 metros e com uma largura de 800 metros.

Outras informações colhidas in loco, constam que no documento assinado pelo dono da propriedade e empreiteira, quando terminasse o trabalho, deixasse uma cavidade com potencial para a exploração turística. Durante a execução dos serviços das pedreiras se foi reservada uma área de preservação ambiental para compensar qualquer dano no meio ambiente.

granito (do latim granum grão, em referência à textura da rocha) é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino não metamórfico, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzomica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.

O paredão rochoso da serra de Pedra do município de Brejão é todo formado em rocha granítica. O granito aparece em algumas texturas, como por exemplo, nas cores preta, vermelha e cinza.

Microalgas dentro da água e com os raios do sol batendo nas rochas e se expandindo no espelho d’água provocam esse amarelão. A turbidez ou turvação, é uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido.

O granito está presente na camada rochosa da serra de Pedra. Essas rochas espalhadas nessa cavidade a céu aberto foi resultado do trabalho das pedreiras.

A textura das rochas silicatadas é determinada pela granulometria e hábito dos cristais, sendo a estrutura definida pela distribuição desses cristais. Composição, textura e estrutura representam assim parâmetros de grande importância para caracterização de granitos.

Em contato com o amigo Rafael, sobrinho do senhor Antônio Colatino, proprietário dos 17 hectares de terra onde está a serra de Pedra, esse local denominado de Furna do Cabiló já vem sendo usado como um ponto turístico do município. No momento está fechado devido ao mau uso de certos e determinados visitantes.

Para fazer essa reportagem esse blogueiro foi autorizado pelo proprietário para que pudéssemos mostrar o potencial turístico do lugar.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas