SAIBA COMO SURGIU O MONUMENTO DO TOURO E DA SERPENTE EM PAULO AFONSO/BA

Por Cláudio André, publicado em 27 de julho de 2019

A cada dia estamos encontrando bonitos lugares mesmo onde a natureza muitas vezes vem sendo maltratada. As formações rochosas estão por todos os lados.

Vejam que essas rochas sedimentares encobertas por linqueis que são responsáveis pela purificação do ar, ficam cravadas nas rochas devido as altas e baixas temperaturas e a direção do vento.

Essa camada rochosa para quem ver de longe mais parece dois garotos. Essa riqueza natural se encontra há poucos metros do serrote do Vento, na zona rural do município de Estrela de Alagoas.

Durante as escavações para construir a barragem de Xingó, engenheiros encontraram essas rochas de quartzo. A rocha ficou lisa por influência da rotação da água.

Os visitantes que chegarem ao Centro de Recepção ao Turista, que fica no mirante da Hidrelétrica de Xingó, tem um jardim com uma variedade de plantas.

Na minha busca por mais história, fui ao Vale dos Mestres em Sergipe. Por lá encontramos um lugar cheio de mistérios e com as marcas deixada pelos nossos antepassados.

A casa de barro marca boas lembranças da infância. Por lá andamos nos lugares que o romance teve seu ápice entre os enamorados, Virgolino Ferreira e Maria de Déa – Maria Bonita, jovem que deixou tudo para trás, para viver grandes aventuras pela caatinga dos sertões.

Em nome da paixão, Maria Bonita, deixou sua casa simples na Malhada da Caiçara, há 25 km do centro de Paulo Afonso, para viver grandes momentos ao lado do seu amado – Lampião, até que em 28 de julho de 1938 tudo teve um final trágico.

Quem vai a cidade de Paulo Afonso, sertão da Bahia, pode visitar a praça da Serpente e do Touro, como ficou conhecida. Um dos locais mais visitados da cidade.

A História desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d’água. É uma obra de Diocleciano Martins de Oliveria inspirada no poema de Castro Alves. No monumento, a força da natureza é representada pela Sucuri e o esforço do homem representado pelo Touro, que através da técnica tenta dominá-la.

EIS A HISTÓRIA SOBRE O MONUMENTO…

Por fim, ai está a vegetação de altitude localizada no cume da serra do Bulandim, na zona rural de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco.

 

O TOURO E A SUCURI
por Castro Alves

Assim dir-se-ia que a caudal gigante
Larga sucuruiaba do infinito
Co’as escamas das ondas coruscantes
Ferrara o negro touro de granito!…
Horrido, insano, triste, lacerante
Sobe do abismo um pavoroso grito…
E medonha a suar a rocha brava
As pontas negras na serpente crava!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas