CONHEÇA A NASCENTE DO RIACHO DAS POMBAS EM BOM CONSELHO

Por Cláudio André, publicado em 25 de julho de 2019

Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Assim está a localização geográfica do Vale do Salgadinho, na zona rural de Bom Conselho.

Beldroega é uma planta da família das Portuláceas, prima muito próxima da conhecida “onze-horas”, muito utilizada para ornamentação de jardins e floreiras. Em todo o Vale do Salgadinho você encontra esse tipo de planta.

Graben ou fossa tectónica é a designação dada em geologia estrutural a uma depressão de origem tectónica, geralmente com a forma de um vale alongado com fundo plano, formada quando um bloco de território fica afundado em relação ao território circundante em resultado dos movimentos combinados de falhas geológicas paralelas ou quase paralelas.

O vale do Salgadinho que tem a Grota da Jiboia é resultado de um acidente geológico há milhões de anos. A prova disso é sua localização, formação e a mistura de rochas sedimentares e graníticas.

Entre uma serra e outra, há muita água escorrendo pelas rochas que ficam no leito do Riacho do Salgadinho. Há uma pequena floresta que ainda está preservada. A flora e a fauna são muito ricas. Há animais de pássaros em extinção.

 

A formação de um graben resulta do afundamento de um bloco, formando uma estrutura que se distingue dos vales de origem erosiva pela presença de escarpas de falha em ambos os lados da zona deprimida. Dada a sua origem tectónica, os graben estão frequentemente associados a estruturas complexas onde se alternam as zonas deprimidas (os graben) e as zonas levantadas (os horst), em faixas com relativo paralelismo. Os grabens são estruturas que compõem grande parte das bacias sedimentares do mundo.

Você sabia que o pé de abóbora tem dois tipos de flores, Macho e fêmea? 

As abóboras têm dois tipos de flores em cada planta. Diferente de outras plantas com flores com partes masculinas e femininas, as abóboras se especializam em macho ou fêmea. Cada uma das duas flores têm estruturas e funções únicas. As flores masculinas têm caules mais longos, e dentro de suas pétalas fica o estame. Já as flores femininas não têm estame; em vez disso, têm um estigma e um ovário, uma fruta ainda não madura, que se parece com uma pequena protuberância entre a flor e o estigma.

Que tal colocar dentro de um cercado assim?  Esse é o capim braquiária, que ajuda na engorda do gado de corte. O orvalho da manhã é bom para limpar os olhos quando estiver com algum tipo de inflamação. Como dizia minha avó, “bom para tirar a remela”.

Pense num cenário! A coloração do capim braquiária, as nuvens encostando nas serras, deixando o Vale do Salgadinho ainda mais convidativo.

Essa é a nascente do Riacho das Pombas, localizado no distrito de Lagoa de São José, zona rural de Bom Conselho. Por esse cercado escorre toda a água que vai parar  na Grota da Jiboia e consequentemente com o Riacho do Salgadinho.

Por todos os lados há capim braquiária, típico alimento para o gado de corte. No entorno há uma vegetação de caatinga e uma rica fauna.

Andando por essa região meu GPS marcou 685 metros de altitude. Percebam pela imagem que o solo é uma mistura de argila avermelhada com cascalho.

Os reservatórios subterrâneos de água são os responsáveis pela manutenção das nascentes que, por sua vez, abastecem os cursos de águas superficiais.

Como os reservatórios subterrâneos são formados a partir da água que infiltra através da superfície do solo, fica fácil entender que, para manter o fluxo dos cursos de águas superficiais, é necessário criar condições para que um grande volume de água das chuvas infiltre através da superfície do solo e chegue até aos reservatórios subterrâneos, garantindo o fluxo dos cursos de água durante o ano todo, inclusive na época da seca.

No município de Bom Conselho não há barragem subterrânea, enquanto que a água das nascente, no tempo do verão acabam devido a evaporação, deixando o solo e o subsolo secos.

Com menos de 300 milímetros de chuva até o momento em Bom Conselho, as cachoeiras que são temporárias, como por exemplo, do Amargoso, Salgadinho e Salobrinho, você ver na imagem acima a rochas descobertas da Cachoeira do Poço Escuro. Uma pequena quantidade de água se pode ver descendo nas rochas, mesmo chovendo nos últimos dias. O inverno verde está presente. Você verá a coisa apertar a partir dos meses de setembro e outubro desse ano.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

Em Palmeira dos Índios, na Avenida Vieira de Brito, ao lado do Unicompra.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas