AS SERRAS GRANDE E BAÊTA E O ASSOREAMENTO DO RIACHO SANTO ANTÔNIO

Por Cláudio André, publicado em 17 de julho de 2019

Quando você viu essa imagem, descobriu sua localização? Não? Pois bem, quem está chegando ao distrito de Logradouro dos Leões pelo sítio Santo Antônio, tem essa vista de um dos lados da serra Grande e Baêta.

 

Dizem que nesse paredão rochoso há uma pintura de um leão, coisa que não consegui enxergar. Essa pintura simbolizaria o nome do distrito de Logradouro dos Leões. O cume dessa serra tem mais de 600 metros de altitude.

Esse amarelão nessa rocha sedimentar é formado do por linqueis (micro-organismos cravados na rocha que serve como purificadores do ar). Nesse paredão rochoso existe a possibilidade na prática de rappel e voo de parapente, esportes radicais que muito é explorado em regiões serranas. Mas para isso teria de haver todo um estudo e projeto de infraestrutura para proporcionar aos praticantes desse tipo de esporte, o uso do ambiente com segurança.

O riacho Santo Antônio que fica entre as comunidades de Logradouro dos Leões e o sítio Santo Antônio, no tempo de chuvas torrenciais coloca muita água, mas  vem sofrendo com o ASSOREAMENTO (acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago etc.).

O assoreamento num rio, riacho, lago, etc.,  trás consequência direta de enchentes pluviais, devido frequência do mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc. Aí está uma foto do momento que vive o riacho Santo Antônio.

A vegetação de caatinga é ponto central nessa região de sertão do município de Bom Conselho. Desse ponto, o estado de Alagoas fica há pouco mais de 05 km de distância. O município mais próximo é Minador do Negrão/AL.

Já fizemos uma trilha por essa região. Já subimos essas serras tempos atrás. De cima tivemos uma vista privilegiada da cordilheira existente nesse lado do sertão da terra de Papacaça.

Essa imagem panorâmica que fizemos mostra toda a beleza da cordilheira. Por trás dessas serras está a cidade de Bom Conselho, distante 15 km. Como o município tem os três climas, esse é um deles.

Até parece que repetimos a imagem, mas olhem direito e vejam que há uma diferença, justamente pela mudança repentina do tempo.

 

Quem está indo ou vindo de Bom Conselho passa pela estrada que você visualiza na imagem. Quase no topo da serra meu GPS marcou uma variação de 660 a 682 metros, dependendo da localização.

Essa é a barragem do sítio Várzea Grande, zona rural de Bom Conselho. As chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram a aumentar o espelho d’água desse manancial importante para a comunidade e para os moradores da região.

Essa é a capela de Santo Antônio do sítio Várzea Grande que no período junino sempre tem atividades religiosas em homenagem ao santo padroeiro da comunidade.

Uma formação rochosa é um afloramento rochoso de superfície isolado, cênico ou espetacular. As formações rochosas são geralmente o resultado de intemperismo e erosão que esculpem a rocha existente. Aí está a prova do quanto essa região da serra dos Mares passou por essa transformação geológica.

Quase camuflados nas extensas planícies podemos encontrar locais onde afloram testemunhos da história geológica que de outra forma permaneceria oculta no subsolo. A geologia desta região é muito rica tal como demonstrado pelo elevado número de rochas graníticas.

Fechando meu tour de pesquisa pela serra dos  Mares, quero aqui agradecer a todos que colaboraram de maneira direta ou indireta. Foi uma experiência muito salutar. Conhecer a nascente dos Sonhos e toda a situação geográfica da serra dos Mares foi um aula de campo.

Em breve outras histórias da região serrana de Bom Conselho.

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas