CONHEÇA A LENDA DA NASCENTE DOS SONHOS DA SERRA DOS MARES/PE

Por Cláudio André, publicado em 16 de julho de 2019

Esse frondoso pé de Cajarana encontrei na serra dos Mares, na fronteira com o município de Iati, há poucos quilômetros do povoado de Santa Rosa, beirando a divisa com Alagoas.

Essa é a nascente da serra dos Mares que segundo moradores da região, há uma lenda sobre ela. Contam que houve um tempo de muita seca e num sonho de uma moradora apareceu uma mulher dizendo que embaixo de uma determinada árvore, quando escavasse sairia muita água, e que jamais o dono  dessas terras poderia negar água para qualquer pessoa. Afirmam-se também que o proprietário foi ao local e ao começar a cavar encontrou a referida fonte, que até hoje não parou de minar, mesmo nos períodos mais críticos da seca.

Nessa região da serra dos Mares há muitas nascentes. O solo é bom para plantio de batata, milho, feijão, abóbora e de muitas árvores frutíferas, como por exemplo, cajueiros, pinheiras e coqueiros.

Interessante que entre as serras dos Mares e Alaguinha, forma-se um vale que da acesso ao sítio Várzea Grande e demais sítios que ficam próximas ao município de Minador do Negrão, no baixo sertão de Alagoas.

A vegetação de caatinga está por todos os lados. A fauna e a flora ainda conservam muita riqueza em pleno sertão. Por essas serras ainda existem rolinhas fogo-pagô, carcarás, lavandeiras, cabeças-vermelhas, anuns, e quando se trata de animais silvestres, tem raposas, gatos do mato, além de variados répteis.

As serras que se ver nas fotos ficam próximas a comunidade da Várzea Grande, outra comunidade bastante populosa da zona rural de Bom Conselho. O município tem 792,2 km² e uma população estimada em 48.336 habitantes.

Mesmo no pé das serras há muito roçado, fonte de sobrevivência do povo da zona rural. As referências históricas da relação do município com a presença holandesa na cidade vão desde arquitetura até religião e turismo ao ecoturismo. É bom lembrar que esses dois últimos setores não são valorizados.

As principais atividades econômicas neste microclima são a pecuária, o extrativismo e a cultura de café, algodão, milho, feijão e leguminosas nativas. Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral.

Por esse ângulo fiz essa imagem da serra do Quati, que se esconde por trás da serra da Alaguinha. Na verdade, há uma grande área de subsistência, onde os moradores vivem da agricultura familiar, produzindo seus próprios alimentos.

 O município está inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Ao sul, parte da área insere-se na Depressão Sertaneja.

Depressão Sertaneja é uma unidade geo-ambiental localizada no Nordeste brasileiro e centro-oeste de Minas Gerais. Ocorre em grande parte dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte e numa proporção menor em Pernambuco, Paraíba Alagoas, Sergipe, Bahia e centro-oeste de Minas Gerais.

Em pleno agreste pernambucano, no Planalto da Borborema, que tem serras com altitudes variadas, entre 400 e 700 metros deixa ainda mais o clima mais frio na região, principalmente entre o fim do outono e o inverno.

A serra dos Mares tem uma variação de 629 a 700 metros de altitude na parte mais alta. Boa parte de sua vegetação é coberta por coqueiros que no período de dezembro a janeiro de cada ano, da uma grande produção de coco.

Os coqueiros estão por todas as parte da serra dos Mares. O nome serra dos Mares se da pela sua situação geográfica já que existem serras  uma na frente da outra e no meio se forma um vale, como se um dia ali, naquele lugar, fosse há milhões de anos, um oceano ou um rio navegável de muita profundeza.

A comunidade de serra dos Mares, fica bem na divisa com Iati. Tem mais eleitores do município vizinho do que propriamente de Bom Conselho. É uma região pobre de assistência do poder público, mesmo sendo rica no seu potencial turístico. Essa localidade fica há quase 40 km de distante da sede do município. Quando alguém adoece por exemplo, tem que torcer que não seja tão grave para que chegue em algum posto de saúde. O tempo que passei por lá, vi uma comunidade esquecida pelo poder municipal, que só é lembrada no tempo de eleição.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas