BOM CONSELHO: SERRA DOS MARES – A TERRA DO COCO OURICURI

Por Cláudio André, publicado em 14 de julho de 2019

Conhecer a região serrana de Bom Conselho é ver de perto todo o seu potencial turístico. A serra dos Mares, localizada há 36 km de distância do centro da cidade, na divisa com o município de Iati, tem o ponto culminante que marca seus 629 metros de altitude.

Nesse local, há uma nascente perene, ao lado do riacho dos Mares. Na verdade, há uma lenda sobre essa nascente que é perene. Para uns, é uma história sobrenatural sobre ela. Para outros, dizem que houve num período de seca a aparição em sonho de uma mulher que disse que embaixo de uma determinada árvore se cavado teria água, porém jamais o proprietário destas terras poderia negar água para qualquer pessoa, o proprietário foi ao local e ao começar a cavar encontrou a referida fonte, que até hoje não parou de minar, mesmo nos períodos mais críticos da seca.

Esse é o leito do riacho dos Mares, que nos tempos de trovoadas provoca grandes cheias… Mas faz tempo que isso ocorreu. Em toda essa região da serra dos Mares, está tudo verde, porém, não tem água nos riachos que cortam essa importante serra do município de Bom Conselho.

Em cima da serra dos Mares há várias nascentes. Segundo moradores, esse riacho que fica no pé da serra, coberto por uma vegetação densa, tipo da caatinga, permanece seco e há praticamente uma década que não coloca enchente como em outrora.

O bioma caatinga é muito rico nessa região serrana de Bom Conselho. Um dos climas do município,  ocorre próximo aos municípios de Saloá, Iati (PE), Minador do Negrão e Palmeira dos Índios (AL) e aí desenvolve-se a agricultura de sequeiro, já que fica em pleno sertão.

A nascente do riacho dos Campos como é também conhecida, chama atenção pela vazão d’água que sai debaixo de uma rocha encoberta por grandes raízes de árvores que se adaptam facilmente na caatinga ou no clima de sertão. Essa água serve para o consumo humano e animal. O poço não é tão profundo, mas fica debaixo de árvores frondosas, bastante escondido. Só vai lá, quem mora na redondeza.

O município está inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Ao sul, parte da área insere-se na Depressão Sertaneja. A vegetação nativa é composta por caatinga hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Como essa, existem outras nascente no entorno e no cume da serra dos Mares, bem na divisa com o município de Iati e há poucos quilômetros do povoado de Santa Rosa. Veja que o espelho d’água dessa nascente ao lado do riacho dos Mares, tem uma cor azulada, reflexo do sol e por conter algumas algas. É a natureza mostrando sua beleza indescritível.

Essa nascente fica praticamente as margens da estrada que interliga os sítios Várzea Grande a serra dos Mares e Traipu, já no lado do município de Iati.

O riqueza natural e turística dessa região serrana do município de Bom Conselho é de encher os olhos. A serra dos Mares (conta-se que pela sua localização), há milhões de anos esse lugar foi o fundo do mar ou de um grande rio navegável.

Enquanto conhecia a serra dos Mares, numa altitude de 629 metros, se aproximou uma nuvem carregada, que soltou alguns pingos e logo se dissipou para outra região. O que antes era mata, hoje, tem muitos coqueiros e uma vegetação rasteira.

É enorme a quantidade de coqueiros na serra dos Mares. Para onde você olhar vai encontrar pés de coqueiros ouricuri. Informações locais constam que de dezembro a janeiro de cada ano, sempre tem a produção de coco ouricuri. É coco sobrando em todo o entorno da serra.

Syagrus coronata é uma palmeira nativa do bioma Caatinga e de toda a costa leste do Brasil. O pé de coqueiro pode chegar a ter 12 metros de altura. É conhecida popularmente por nada mais, nada menos que 20 nomes.

Para onde você olhar, vai encontrar um pé de coco ouricuri. Por esse ângulo, pude visualizar várias moradias da serra dos Mares e no horizonte, uma cordilheira (conjunto de serras), na divisória dos municípios de Bom Conselho com Iati. Nessa região, a altitude começa com 522 metros e no cume mesmo da serra ultrapassa os 529 metros. O clima nesses locais da serra é muito frio e úmido.

AGUARDE A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas