A RIQUEZA DA FAUNA E DA FLORA DA SERRA DOS MARES EM BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 14 de julho de 2019

Por esse ângulo você pode visualizar um dos lados da serra dos Mares. Nesse local meu GPS marcou 629 metros de altitude, mas em outros locais marcou 680 metros… É bastante povoado esse sítio. Entre uma serra e outra ainda há resquício de mata fechada com pura vegetação de caatinga.

A fauna e a flora da serra dos Mares é muito rica. Há uma diversidade em pássaros. Rolinhas fogo-pagô, espécie em extinção, lavandeiras, cabeças-vermelhas e tantos outros ainda se ver nas matas existentes ao redor da serra dos Mares.

Bom Conselho encontra-se nos domínios do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores e tem como ´principais tributários são os rios Paraíba, Bálsamo, Salgado e Traipu, e os riachos do Umbuzeiro, do Barro, do Trigo, do Caboclo, Seco, dos Mares, dos Campos e o Córrego Lambari. Todos estes cursos d’água são intermitentes.

Para chegar a serra dos Mares, precisamos percorrer por um desvio, pois uma árvore teve seu tronco retorcido pela ventania que ocorreu dias atrás. Essa região é um deserto. Estrada estreita, serras por todos os lados e casas longe umas das outras…

A força do vento impressiona no pé da serra dos Mares. Na verdade forma-se um vale entre as serras que beiram a divisa com o município de Iati/PE e Minador do Negrão/AL. Uma das estradas que sai do distrito de Logradouro dos Leões tem uma distância de 20 km até o cume da serra dos Mares.

Com a queda de uma grande árvore, moradores encontraram uma colmeia de abelha arapuá, nome de origem Tupi, que significa MEL REDONDO. Esse tipo de abelha mede de 6,5 mm a 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras na metade basal e mais claras na metade apical. A colmeia globosa, com meio metro de diâmetro e coloração marrom, é construída entre os galhos das árvores. É encontrada em todo o Brasil.

 

A abelha arapuá não possui ferrão, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas. Isso acontece porque seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores como o pinus ou o eucalipto. Quando se sentem ameaçadas, essas abelhas procuram penetrar orifícios dos agressores, como as orelhas e narinas de animais mamíferos, inclusive de seres humanos. Veja na imagem acima a capacidade da força do vento.

Aos poucos fomos desvendando mais uma região do interior do município de Bom Conselho. Por essa estrada de terra, percorremos quase 100 km em busca de relatos históricos e por imagens diferenciadas. Assim, o projeto Poeta Viagens e Aventura vem percorrendo os rincões nordestinos.

O plantio de feijão e milho na Várzea Grande e na serra dos Mares está começando agora, já que nas últimas semanas choveu uma proporção que deu para molhar o solo. Como o lençol freático de alguns trechos reserva muita água, a chuva quando chega é um aditivo a mais para que o plantio não pereça.

Vejam que a primeira camada do solo está molhada, mas é preocupante a situação. Esse lado do município de Bom Conselho tem mais rochas graníticas, especialmente dentro das vegetações de caatinga.

Percebam que o açude da comunidade do Torto, distante uns 05 km do distrito de Logradouro dos Leões, está praticamente seco. As últimas chuvas que caíram não foram suficientes para deixa-lo com um bom nível da água…

Construído na década de 70, o açude do Torto quando chegou a ficar cheio d’água, ajudou muito no combate a seca. O espaço que o açude ocupa é muito grande. Somente chuvas torrenciais é que podem deixa-lo cheio. Ao fundo está a serra do Santo Antônio.

Em todo o trecho que fica a serra dos Mares é fácil encontrar rochas graníticas escondidas no meio da vegetação de caatinga. Essa mata fechada está onde fica a NASCENTE ENCANTADA.

O paredão rochoso granítico é um dos pontos interessante do lugar. Com uma altura acima de 50 metros e um comprimento de quase  01 km, pode servir de ponto para a prática de esportes de aventura, tipo, para-pente.

O município de Bom Conselho está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

AGUARDEM A PRÓXIMA REPORTAGEM!

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas