AS VIAGENS E AS HISTÓRIAS QUE OUVI DURANTE A SAGA DE VIAJANTE

Por Cláudio André, publicado em 12 de julho de 2019

Revolta de Princesa – Revolta na Caatinga foi um movimento liderado por José Pereira Lima, deflagrado no município de Princesa, atual Princesa Isabel, na Paraíba, em fevereiro de 1930, em oposição ao governo estadual de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

A ocupação da região de Princesa por portugueses data de princípios do século XVIII, mas foi somente com a fundação de uma capela, tempos depois, que o povoado começou a surgir e em 1875 o povoado que se chamava Bom Conselho, foi elevado à categoria de Vila, e passou a se chamar Princesa, desmembrado de Piancó.

Estive na cidade de Princesa por umas três vezes e o casarão do coronel José Pereira continua intacto, sombra de uma história sangrenta na década de 30. Ouvi de alguns moradores, que o Território Livre de Princesa ganhou projeção nacional e internacional. Tinha suas leis próprias, hino, bandeira, jornal próprio, ministros e até exército. Lampião recebeu convite do delegado de polícia de Piancó, para lutar contra os revoltosos de Princesa e o órgão da imprensa norte-americanaTIME, dedicou uma longa matéria a respeito do Território Livre de Princesa.

A Pedra da Emboscada é símbolo da primeira tentativa de homicídio que Virgolino Ferreira – Lampião, sofreu acompanhado do seu irmão mais velho, Antônio. Quando estive nas minhas andanças pelas terra da antiga Vila Bela, hoje, Serra Talhada, aprendemos muito através dos relatos da vida dos sertanejos da época. O sertão do Pajeú é muito rico em história e cultura.

Da janela da casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, ouvimos muitos relatos históricos. A casa é mantida pela Fundação Cabras de Lampião. Para se visitar esse local é necessário o acompanhamento de um guia que em todo o percusso vai relatando passagens sobre o filho mais ilustre daquele torrão – Virgolino Ferreira. O tempo passa, a história permanece.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas