A HISTÓRIA DE OLHO D’ÁGUA DAS FLORES, MINHA TERRA NATAL

Por Cláudio André, publicado em 12 de julho de 2019

Publicidade

Olho d’Água das Flores é um município brasileiro do estado de Alagoas; mais precisamente no sertão alagoano, e o maior município da microrregião batalha. Com sua população estimada em 21.767  habitantes, conforme dados do IBGE de 2017. Quem chega a cidade pela rodovia AL-220, se depara com essa árvore feita de ferro maciço simbolizando o pau d’arco que marcou o inicio da povoação do município.

A cidade conta com o Centro Esportivo Olhodaguense, clube que já disputa, há vários anos, a primeira divisão do Campeonato Alagoano de Futebol. O estádio municipal Edson Matias é uma homenagem ao um dono de farmácia e político que contribuiu com o desenvolvimento da cidade até a década de 90. No dia 17 de dezembro 1953, criou-se o município de Olho d’Água das Flores, com território desmembrado de Santana do Ipanema.

Em 1800, o Padre Antônio Duarte, saiu fugido de Bom Conselho/PE, devido a uma desavença com o coronel José Abílio, e encontrou um olho d’água ao pé de uma serra, ai resolveu fixar-se, construindo depois, uma choupana, que passou a ser ponto de pouso dos que transitavam no local. Perto dessa nascente brotou uma árvore, provavelmente um pau d’arco. Na época de floração cobria-se de tantas flores que, tangidas pelo vento, suas pétalas formavam verdadeiro tapete à superfície da água.

Esse fato, repetindo-se várias vezes, fez com que os viajantes que passavam pela rancharia do Padre António Duarte, denominassem-na de Olho d’Água das Flores, nome que a tradição ainda conserva. Olho d’Água das Flores continuou por muito tempo um simples pouso para viajantes até que, em 1884, veio residir na localidade os irmãos Ângelo e Gil de Abreu, cidadãos trabalhadores que, aos poucos, foi incentivando a agricultura e pecuária, construindo estradas carroçáveis, açudes etc. Edificou uma capela sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da localidade. Data, daí, o início da povoação.

Olho d’Água das Flores, é a terra natal desse blogueiro e contador de história.

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA