A HISTÓRIA DE OLHO D’ÁGUA DAS FLORES, MINHA TERRA NATAL

De Cláudio André, publicado em 12 de julho de 2019

Olho d’Água das Flores é um município brasileiro do estado de Alagoas; mais precisamente no sertão alagoano, e o maior município da microrregião batalha. Com sua população estimada em 21.767  habitantes, conforme dados do IBGE de 2017. Quem chega a cidade pela rodovia AL-220, se depara com essa árvore feita de ferro maciço simbolizando o pau d’arco que marcou o inicio da povoação do município.

A cidade conta com o Centro Esportivo Olhodaguense, clube que já disputa, há vários anos, a primeira divisão do Campeonato Alagoano de Futebol. O estádio municipal Edson Matias é uma homenagem ao um dono de farmácia e político que contribuiu com o desenvolvimento da cidade até a década de 90. No dia 17 de dezembro 1953, criou-se o município de Olho d’Água das Flores, com território desmembrado de Santana do Ipanema.

Em 1800, o Padre Antônio Duarte, saiu fugido de Bom Conselho/PE, devido a uma desavença com o coronel José Abílio, e encontrou um olho d’água ao pé de uma serra, ai resolveu fixar-se, construindo depois, uma choupana, que passou a ser ponto de pouso dos que transitavam no local. Perto dessa nascente brotou uma árvore, provavelmente um pau d’arco. Na época de floração cobria-se de tantas flores que, tangidas pelo vento, suas pétalas formavam verdadeiro tapete à superfície da água.

Esse fato, repetindo-se várias vezes, fez com que os viajantes que passavam pela rancharia do Padre António Duarte, denominassem-na de Olho d’Água das Flores, nome que a tradição ainda conserva. Olho d’Água das Flores continuou por muito tempo um simples pouso para viajantes até que, em 1884, veio residir na localidade os irmãos Ângelo e Gil de Abreu, cidadãos trabalhadores que, aos poucos, foi incentivando a agricultura e pecuária, construindo estradas carroçáveis, açudes etc. Edificou uma capela sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da localidade. Data, daí, o início da povoação.

Olho d’Água das Flores, é a terra natal desse blogueiro e contador de história.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas