O RIO SÃO FRANCISCO, SUAS PAISAGENS E O FIM DO CANGAÇO

De Cláudio André, publicado em 7 de julho de 2019

O rio São Francisco que nasce no estado de Minas Gerais ao passar por Alagoas proporciona essa paisagem… O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul.

O Rio São Francisco abrange a maior parte do semiárido nordestino, além de banhar os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Alcança cerca de 507 municípios onde vivem aproximadamente 13 milhões de pessoas, como Penedo (AL) , Pirapora (MG), Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Três Marias (MG), entre outros.

É por esse lugar que se chega a Grota do Angico —  lugar de difícil acesso naquela época e, por isso, considerado seguro por Lampião — o guia  que acompanha os visitantes, conta tudo sobre o massacre e como se deu o fim de um dos personagens mais controversos da história nacional, Lampião. A Grota de Angico já fica na zona rural de Poço Redondo/SE, mas o acesso é pelo lado de Piranhas/AL.

Antes de começar a caminhada para se chegar na Grota de Angico, você pode conhecer uma verdadeira casa de taipa que, segundo guias da região, foi de Pedro Cândido, um dos coiteiros de Lampião. A partir dessa casa, você começa a viver a história do fim do Cangaço, com a morte de Virgulino, sua amada Maria Bonita e nove cangaceiros.

Para se chegar a esse local, tem que se pegar um catamarã no centro histórico de Piranhas/AL.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Rio São Francisco possui 168 afluentes sendo que 99 são rios perenes e 69 rios intermitentes (rios que desaparecem no período de estiagem). Os principais afluentes localizam-se à margem esquerda do Alto São Francisco e Médio São Francisco.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas