O RIO SÃO FRANCISCO, SUAS PAISAGENS E O FIM DO CANGAÇO

Por Cláudio André, publicado em 7 de julho de 2019

Publicidade

O rio São Francisco que nasce no estado de Minas Gerais ao passar por Alagoas proporciona essa paisagem… O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul.

O Rio São Francisco abrange a maior parte do semiárido nordestino, além de banhar os estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Alcança cerca de 507 municípios onde vivem aproximadamente 13 milhões de pessoas, como Penedo (AL) , Pirapora (MG), Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Três Marias (MG), entre outros.

É por esse lugar que se chega a Grota do Angico —  lugar de difícil acesso naquela época e, por isso, considerado seguro por Lampião — o guia  que acompanha os visitantes, conta tudo sobre o massacre e como se deu o fim de um dos personagens mais controversos da história nacional, Lampião. A Grota de Angico já fica na zona rural de Poço Redondo/SE, mas o acesso é pelo lado de Piranhas/AL.

Antes de começar a caminhada para se chegar na Grota de Angico, você pode conhecer uma verdadeira casa de taipa que, segundo guias da região, foi de Pedro Cândido, um dos coiteiros de Lampião. A partir dessa casa, você começa a viver a história do fim do Cangaço, com a morte de Virgulino, sua amada Maria Bonita e nove cangaceiros.

Para se chegar a esse local, tem que se pegar um catamarã no centro histórico de Piranhas/AL.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Rio São Francisco possui 168 afluentes sendo que 99 são rios perenes e 69 rios intermitentes (rios que desaparecem no período de estiagem). Os principais afluentes localizam-se à margem esquerda do Alto São Francisco e Médio São Francisco.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA