CONHEÇA A CACHOEIRA DE ANTÔNIO VITÓRIO NA DIVISA DE PE/AL

Por Cláudio André, publicado em 6 de julho de 2019

Publicidade

Para quem não conhece a região serrana de Bom Conselho, também não conhece a cachoeira de Antônio Vitório, localizada no povoado de Queimadas, na divisa com o estado de Alagoas.

Essa água que você ver descendo pelas rochas graníticas, são do rio Bálsamo, que nasce no sítio Pacas, próximo do distrito de Rainha Isabel.

É o rio Bálsamo faz a divisa de Pernambuco com Alagoas. Do lado direito da imagem fica Palmeira dos Índios/AL, do lado esquerdo, Bom Conselho/PE. Acima dessas rochas está a barragem do Bálsamo que foi construída há mais de duas décadas no leito do rio do mesmo nome.

A queda d’água torna-se maior quando as comportas da barragem são mais abertas. O tempo todo a água escorre por essas rochas. A barragem do Bálsamo tem cerca de 20 milhões de metros cúbicos e abastece os municípios alagoanos de Estrela e Minador do Negrão, além de Bom Conselho em Pernambuco.

Os visitantes ficam encantados com a beleza natural. Muitos vão tomar banho e curtir com a família, porém, falta EDUCAÇÃO por pessoa que vão lá, pincham as rochas e joga lixo no entorno. Pessoas com esse tipo de comportamento já estão dizendo o que são.

Essa água que escorre pelas rochas, seguem o leito do rio Bálsamo, que há pouco metros desse local, embelezam os caldeirões que formam o codinome de BURACO DA NEGA, outro ponto turístico da divisa dos dois estados nordestinos.

Há meses que passamos por lá, e quando fomos vimos uma vazão d’água considerável, formando uma linda cachoeira. O povoado de Queimadas fica na região limítrofe com Palmeira dos Índios/AL.

 

Quando fui a cachoeira de Antônio Vitório, levei meus bruguelos para conhecer esse ponto turístico e tomar banho de cachoeira. As rochas graníticas cheias de linqueis (purificadores do ar), e o clima que existe no ambiente, torna-se muito propício para frequenta-lo sempre. Há dois acessos fáceis para se chegar na cachoeira de Antônio Vitório. Um, pela fazenda Boa Sorte, zona rural de Palmeira e o outro, pela estrada do distrito de Rainha Isabel.

Recomento o passeio, a visita.

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE