SERRA PEDRA DE FOGO EM BREJÃO TEM UMA ALTITUDE DE 849 METROS

Por Cláudio André, publicado em 2 de julho de 2019

Quem passa pela PE-218 não imagina do local existente que na verdade é um ponto turístico religioso do município de Brejão. O cume da serra do sítio Pedra de Fogo está há uma altitude de 849 metros e nesse ponto está a construção da capela de São Francisco de Assis. Próximo a serra tem várias granjas, uma das atividades econômica existente no município de Brejão.

No horizonte dessa foto está um dos trechos da PE-218 entre os municípios de Terezinha e Brejão. A formação rochosa existente no local, mais parece que um dia foi o fundo do mar. Mas nas pesquisas que fiz, as rochas sedimentares existentes nesse local são resultados de uma erosão no fundo do mar há milhões de anos, inclusive, existem marcas de pisadas de animais marinhos que existiu no fundo do mar há muito tempo.

As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos. Se houvesse algum estudo sobre a localização da serra Pedra de Fogo, poderá se confirmar que ali ha milhões de anos foi o fundo do mar, justamente pela formação geológica do ambiente.

A vegetação que fica tanto na lateral como no entorno há uma mistura de vegetação, especialmente com características de brejo de altitude. A maior parte das plantas e árvores são de origem de mata atlântica. Após o depósito dessas partículas de rochas, há lentamente o acúmulo em razão da sobreposição de várias camadas de sedimentos no fundo dos oceanos, aumentando o peso e a pressão sobre as camadas inferiores, dando origem a um processo chamado de diagênese ou litificação. Nesse processo, os sedimentos unem-se e consolidam-se, dando origem às rochas sedimentares.

 

O município de Brejão localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú e no Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores. Os principais tributários são os riachos: Seco, Caracol, Açucena, Cachoeira e Salgado, de regime intermitente. A serra de Pedra é um dos pontos mais altos do município e tem rochas sedimentares, resultado de erosões no fundo do mar há milhões de anos.

Da serra Pedra de Fogo você tem uma vista panorâmica sensacional, onde você pode visualizar as cidades de Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Terezinha e Brejão. Os 849 metros de altitude favorece a um clima chuvoso, devido a existência do resquício de mata atlântica.

Em geral, esse tipo de rocha é menos duro do que as demais e de formação geológica mais recente, embora a sua presença seja um indício de que o relevo local é antigo. Em virtude das ações do intemperismo, há um desgaste natural de rochas preexistentes, o que faz com que elas transformem-se em incontáveis sedimentos. Um exemplo é a água do mar que, de tanto se chocar com as rochas litorâneas, lentamente as desgasta, dando origem à areia da praia.

A igreja de São Francisco de Assis está em cima da serra de Pedra, há poucos quilômetros da cidade de Brejão. Segundo moradores, a construção desse espaço religioso se deu há pelo menos 60 anos atrás, diante do pagamento uma promessa que o dono da serra fez por ter alcançado uma graça. O local virou um ponto turístico religioso e está sendo sempre visitado. A capela serve como rota turística da fé, quando todos os anos há visitações e pagamentos de promessas por romeiros da região.

 

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas