LAJEDO BONITO/PB: O LUGAR QUE O SOL DA SEU ESPETÁCULO

Por Cláudio André, publicado em 29 de junho de 2019

Ao longo das trilhas que vou realizando, vou conhecendo lugares maravilhosos e pessoas que são muito solidárias com nosso projeto. Encontrei o garotinho Cauâ, morador do sítio Lajedo Bonito, na zona rural de Tavares/PB. Para esse garoto, celular e máquina fotográfica eram novidades. Aproveitamos e o ensinamos a usar os tais aparelhos. Não é que ele fez muitas fotos bonitas?!

O Lajeiro Bonito está as margens de uma das rodovias importantes da Paraíba que faz ligação com o estado de Pernambuco e serve de rota de muitas empresas de ônibus, levando gente para outras regiões do País.

São mais de 05 hectares de rocha. São mais de 3 mil metros de diâmetro. São vários os caldeirões cheios d’água em cima da camada rochosa. Tanto o entardecer, como o amanhecer, são verdadeiros espetáculos da natureza.

É comum o ano todo encontrarmos temperaturas acima dos 30 graus. A vegetação que fica nas proximidades é de caatinga. Ah, você quer saber se por aí tem roça, etc. Somente há alguns quilômetros de distância é que pudemos ver vegetação para gado de corte e algumas lavouras de milho e feijão.

O entardecer por si já é uma linda manifestação da natureza, imagine ver isso acontecendo num lugar privilegiado como o lajedo Bonito. Os moradores do lugar nem imaginam o potencial turístico dessa região.

As altitudes nessa cordilheira são variadas. Para onde você olhar, sempre vai encontrar geoformas de rochas graníticas nessa divisa da Paraíba com Pernambuco.

De modo geral as rochas sedimentares apresentam-se estratificadas, ou seja, são formadas em camadas, que indicam diferentes sedimentos e épocas em que foram ali depositados. Quanto mais profundos, mais antigos serão os sedimentos. São exemplos de rochas sedimentares a ardósia, o arenito e a argila.

As Pedras ígneas são formadas quando rochas derretidas, esfriam e se solidificam. Rochas derretidas podem estar em forma de magma, quando se encontra sob a superfície da Terra ou em forma de lava quando lançadas sobre a superfície da Terra durante uma erupção vulcânica.

Os raios do sol quando tocam na rocha da essa tonalidade. A camada antiderrapante facilita a caminhada por cima desse afloramento rochoso.

Se a temperatura não tivesse forte com certeza não estaria sentado contemplando a beleza do entardecer em pleno sertão paraibano. Como falei no início dessa reportagem, a partir que ensinei ao Cauâ como se faria imagens pelo celular e pela máquina fotográfica, ele fez vários clicks e imagens como essa.

Nos primórdios da formação da Terra, houve um agrupamento dos corpos mais densos existentes (como ferro e níquel), a formar rochas no núcleo do planeta. Daí em diante, a formação de rochas passou a ser uma atividade ininterrupta.

Rochas ígneas (mais conhecidas como Magmáticas) são resultado da solidificação e consolidação do magma (ou lava), por isso o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.

Os moradores do Lajedo Bonito tem na criação de caprinos uma atividade de subsistência.

Longe da civilização urbana, residem mais de 150 famílias no sítio Lajedo Bonito/PB.

A natureza leva anos para ter suas cavidades. Nesse lajeiro, a água e o vento levaram anos para terem esse cortes servindo de bica para escorrer o excesso d’água em cima da rocha.

Encerrando esse tour pelo interior paraibano, quem desejar conhecer o acesso é muito fácil. Quem for atravessar o sertão do Pajeú pelo município de Flores, percorrerá pouco mais de 18 km para chegar na cidade de Princesa, e por mais 03 km vai se deparar com essa beleza rochosa. É o sítio Lajedo Bonito que fica na beira da rodovia PB-306 que da acesso a cidade de Tavares.

EM BREVE NOVAS AVENTURAS TURÍSTICAS!

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas