SERTÃO: AS NASCENTES DO RIO PAJEÚ E A CAVERNA DO SOSSEGO

Por Cláudio André, publicado em 28 de junho de 2019

Em cada viagem que faço tenho aprendido muito com a natureza e com as pessoas que tem um olhar todo especial para o meio ambiente. Acompanhado dos colegas blogueiros, Cosmo e Luiz que é morador e personagem importante na preservação da história cultural de Carnaíba, pude entender ainda mais do quanto precisamos melhor como ser humano. A natureza nos ensina.

Dentro da Caverna do Sossego, no sertão do Pajeú, fizemos aquela reflexão objetiva e necessária. A natureza nos inspira, nos proporciona maneiras diferentes de enxergar o nosso cotidiano. O meio ambiente que é atingido diariamente pela covardia do ser humano, continua se superando, mesmo com tanta depredação.

Ali sentado, ouvindo o som da natureza, fiquei a imaginar como foi a vida nômade de nossos antepassados. Enquanto a maioria vive doente por causa da poluição sonora e digital dos tempos modernos, preferi com amigos, conectar-se com a natureza, preservando-a.

A Caverna do Sossego que está localizada há 12 km da cidade de Carnaíba e a menos de 05 km da divisa com o estado da Paraíba, fica numa área que ainda está em processo de transformação para ser uma Unidade de Conservação do Meio Ambiente. Por dentro dessa gruta passa uma das nascente do rio Pajeú.

A Caverna do Sossego serve para acampar, fazer piquenique, cerimônias religiosas e ter um contato direto com a natureza. Passando por dentro da caverna, você segue pelo leito do rio Pajeú até uma de suas nascentes.

Rochas graníticas escoradas uma na outra transformam-se numa gruta que no período de chuvas fortes toda esse local fica inundado… Mas faz tempo que isso aconteceu…

Andar entre as rochas e as cavidades que se formam no leito de uma das nascentes do rio Pajeú é uma aventura e tanto. Por essa pequena brecha conseguimos passar e chegar a Caverna do Sossego. Graças ao intemperismo, as rochas tem uma temperatura amena que serve de refúgio para seres humanos e animais silvestres que ainda não foram caçados pela ação do homem predador.

Andando por cima dessas rochas, fomos descobrindo a existência de riachos, parte deles em boas condições ambientais e com água cristalina, de baixa temperatura e com água corrente. O visitante sem pressa vai descobrindo cada atrativo da Serra da Matinha.

A riqueza da fauna e da flora da caatinga e os resquícios de mata atlântica e floresta amazônica garantem um olhar diferenciado da paisagem que você tem a sua frente, além do ar puro existente por todos os lugares. É uma experiência muito saudável estar nesse local.

Árvores frondosas no meio dos afloramentos rochosos, nos da a sensação de que estamos no meio de uma floresta esquecida pelo ser humano.

A riqueza da região pode ser representada nos registros da arte rupestres feitas em rochas pelos povos indígenas do passado, até por que não há tribo indígena no momento. A região serve para  estudos arqueológicos e exploração turística em pleno sertão do Pajeú.

Mesmo estando no horário do meio-dia, no meio da mata que fica no pé da serra da Matinha, a temperatura é muito amena, mas isso acontece devido a existência de muitas árvores e o lençol freático ser muito rico d’água. A vegetação serve de filtro e deixa ainda mais o solo em temperaturas sem aquecimento.

Mesmo percorrendo poucos metros dentro da mata, já observamos o quanto vai ser importante para a região quando esse local for oficialmente reconhecido como Unidade de Conservação Ecológica. A região é propícia para a prática de esportes radicais, trilhas ecológicas e manuseio para o plantio de mudas.

A pedra da Tartaruga é uma geoforma de duas rochas, uma em cima da outra. São rochas graníticas. Essas rachaduras nas rochas é resultado de altas e baixas temperaturas e rotação do vento. Para ficar assim essa ação do tempo leva-se milhões de anos.

A camada cinzenta cravada nas rochas é ação da água e do vento. Os paredões rochosos podem ter sido provocado por um acidente geológico no lugar. Há relatos históricos que nessa região do sertão do Pajeú, há milhões de anos houve um grande rio navegável…

A fauna e a flora do entorno da serra da Matinha são muito ricas, mas infelizmente existe espécies de animais e pássaros em extinção, fruto da ignorância humana que norteia esse paraíso em pleno sertão.

Percebi também durante a trilha no pé da serra da Matinha que a ocupação imobiliária desordenada e a caça ilegal, dão um tom cinzento a comunidade rural do Boqueirão e deixando a possibilidade de se ter fim toda a história ecológica e cultural desse lugar tão bonito da zona rural de Carnaíba.

Somente que foi a esse local, vai entender melhor o que estou dizendo desde o início dessa reportagem. A Caverna do Sossego é daqueles locais que você chega e não quer mais sair. A geografia do ambiente, as histórias que rodeiam o lugar e os mistérios ainda não descobertos, fazem dessa gruta ponto ideal para todo tipo de aventura ecológica.

O troncos, as raízes, as folhagens, o clima, o contato da natureza conosco, nos encoraja para seguirmos fortes nessa saga de descobrimento de pontos turísticos-ecológicos no estado de Pernambuco. Garanto que a aprendizagem que trazemos na bagagem é muito salutar, até por que conhecimento não tem prazo de validade.

APOIO CULTURAL

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas