VOCÊ CONHECE O VALE DO AMARGOSO EM BOM CONSELHO/PE

Por Cláudio André, publicado em 17 de junho de 2019

Do cume da serra do Amargoso você tem essa vista panorâmica maravilhosa. Essa serra fica na divisa com o estado de Alagoas. Vegetação de caatinga e um clima ameno, você encontra no final do município de Bom Conselho, no agreste meridional de Pernambuco.

No meu GPS marcou 724 metros de altitude nesse ponto da serra do Amargoso, a menos de 01 km da divisa com o estado de Alagoas. No horizonte podemos enxergar o serrote do Vento, já no município de Estrela de Alagoas.

Percebam que nessa região existe resquício de mata atlântica, já que o sítio Amargoso está na mesma linha reta do distrito de Rainha Isabel, distante apenas 10 km.

É visível o tamanho do desmatamento existente nessa região de fronteira. A temperatura é muito instável devido a altitude existente nessa serra. No entorno dela a altitude vai de 694 a 724 metros, nisso, há uma mistura de vegetação e de clima.

No entorno da serra do Amargoso há muitas árvores frutíferas, como por exemplo, cajueiros, mangueiras, umbuzeiros, jaqueiras e abacateiros.

Quando você sai de Alagoas e entra na PE-218, logo você percebe a mudança climática. Da divisa até o distrito de Lagoa de São José, há um conjunto de serras que deixa ainda mais  a região com sua beleza natural.

Caminhar por meio de veredas, sejam em cima de serras ou não, me fascina. Tenho isso como uma terapia, esse contato direto com a natureza. Pela serra do Amargoso atravessa a PE-218, com um fluxo de veículos considerável. Muita gente passa pra lá e pra cá e nem percebe a beleza dessa região serrana de Bom Conselho.

Nas serras e vales do município de Bom Conselho há vegetação muito variada. Boa parte desse território  é cuidado para pastagem para o gado. Mesmo a vegetação rasteira, sendo usada para esconder meios de vida na caatinga, da para perceber  que o cuidado com o desmatamento tem seus ganhos.

A flora nessa região serrana de Bom Conselho está precisando de um trabalho de incentivo para cada um fazer sua parte, ou seja, quanto mais plantarmos plantas e árvores mais a chance aumentar para respirarmos ar puro.

Por esse ângulo consegui fotografar veículos pesados passando pela PE-218, uma estrada que ligação do estado com o resto do País.

Dizem os mais velhos que essa planta chama-se PINGUELO DE MOÇA diante sua forma natural. Podemos ver que o solo arenoso tem apenas uma pequena da terra que muita gente não conhece.

Foi esse plantio de cajueiros que me chamou a atenção, ou seja, muita gente em casa, no conforto do la, não conhece essa beleza natural. Ficando as margens da cachoeira por onde escorre água de nascente, os cajueiros na época de colheita, ficam “carregados de cajus.

O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae originária da região nordeste do Brasil, com arquitetura de copa tortuosa e de diferentes portes. Na natureza existem dois tipos: o comum e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 12 metros de altura, mas em condições muito propícias pode chegar a 20 metros.

O Vale do Amargoso tem uma grande variedade de plantas e árvores, além de ter um solo argiloso. O desmatamento tem provocado a morte de nascentes. A cachoeira temporária existente, sofre com a falta de limpeza por parte dos donos de terra por onde desce a água que sai de outras nascente que ficam no distrito de Lagoa de São José.

Para chegar a esse local precisa de preparo físico e disposição. Na verdade, é uma grande aventura para você desbravar a cachoeira do Amargoso. Um lado da cachoeira pertence ao falecido Sebastião do Cafe, o outro, moradores do pé da serra. Tem mais de 30 famílias morando no pé da serra.

AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM!

PATROCÍNIO

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas