CACHOEIRA DO AMARGOSO – LUGAR IDEAL PARA FAZER RAPPEL

De Cláudio André, publicado em 17 de junho de 2019

A cachoeira do Amargoso está situada na região serrana de Bom Conselho, no sítio que recebe o mesmo nome, as margens da PE-218, há 800 metros da divisa com o estado de Alagoas. a cachoeira é uma formação de várias quedas d’água entre rochas graníticas e nas laterais vegetação de caatinga.

A trilha ecológica também é meditação. Contemplar a beleza da criação Divina é reencontrar-se consigo mesmo. Fiz essa parada estratégica enquanto descia o vale do Amargoso, nome dado as frutas amargas que são produzidas na região.

A água que transforma-se numa linda cachoeira, origina-se dos riachos e nascentes da região do distrito de Lagoa de São José, distante pouco mais de 02 quilômetros. A mata fechada fica na propriedade do saudoso Sebastião do Café.

A vegetação rasteira e o solo arenoso, propícia segurança para descer os 724 metros de altitude da serra do Amargoso. É bom lembrar que o solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).

O terreno é muito íngreme, mas proporciona uma descida moderada e com cuidados. Durante a descida você presencia além da pastagem para o gado, plantio de macaxeira, abóbora, árvores frutíferas, tipo, cajueiros, mangueiras, bananeiras, batateiras, enfim, plantas de subsistência para o homem do campo.

Por esse ângulo, você enxerga no horizonte a proximidade dos estados de Pernambuco-Alagoas. Toda a água que desce pela cachoeira do Amargoso, segue em direção ao solo alagoano, enchendo açudes de pequeno e médio portes. A altitude e o resquício de mata atlântica ajuda muito na mudança do clima.

As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Logo, são protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental. Sem fiscalização, o desmatamento na região influencia na instabilidade do clima.

Também chamadas de matas de galeria, as matas ciliares são formações florestais ou outros tipos de vegetação que estão presentes nas margens dos rios, córregos, lagos, riachos e igarapés. As matas ciliares são encontradas em diversas regiões do Brasil, porém são mais comuns em áreas de caatinga e cerrado, devido à umidade concentrada no solo próximo às margens dos rios.

 

Há uma camada rochosa no topo da serra do Amargoso. Se o poder público local não fosse cego e cheio de gente sem saber o que MEIO AMBIENTE e ECOTURISMO, provavelmente, Bom Conselho já teria alavancado projetos importantes para a exploração legal do TURISMO em todo o município… Isso somente pode acontecer, quando Bom Conselho tiver um gestor e não um simples político.

Já afirmei categoricamente que a região serrana de Bom Conselho é por natureza rica no ecoturismo, porém, a falta de políticas públicas para o setor, perde-se com o tempo toda sua beleza natural. Pela altitude, o local é propício para a realização de esportes radicais.

Interessante o que aprendi com as formigas, veja o que aprendi: “As formigas depositam em sua trilha uma substância química chamada de feromônio. Isso marca o caminho que as outras devem seguir para encontrarem comida e voltarem para o formigueiro. … “Se uma pessoa passar o dedo sobre uma trilha de formiga, vai ver que elas ficarão completamente desorientadas”. Eu fiz o teste e entendi na prática o motivo da desorientação delas.

A serra do Amargoso está inclusa no Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema. Essa região serrana está localizada no nordeste do Brasil, da Paraíba a Alagoas. Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.

O resquício de mata atlântica é visível aos nossos olhos. O final do município de Bom Conselho encontra-se com o estado de Alagoas e pela altitude forma-se uma cordilheira que da para visualizar os municípios de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, por essa serra do Amargoso.

Por isso, nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas. Nesse escoamento, a água pode levar consideravelmente sais minerais, contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes. O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia.

A cachoeira do Amargoso é temporária mesmo tendo várias nascentes no seu entorno. Um dos motivos seria o solo arenoso que suga muito rápido a água que se acumula no solo. Somente árvores que tenham raízes profundas, como por exemplo, algarobeiras, é que consegue resistir muito tempo, dando tempo suficiente de esperar a estação do inverno a cada ano. É o que acontece onde fica o sítio Amargoso.

No pé da serra do Amargoso tem muitos pés de cajueiros, mangueiras e jaqueiras que são árvores frutíferas que se dão com o solo argiloso. O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados. O cajueiro, por exemplo, é uma planta perene, de porte médio e ramificação baixa, sendo que nas áreas costeiras a copa é normalmente espalhada, em razão dos ventos. … Este sistema de raízes laterais é importante para a planta, em razão de 82% das raízes efetivas na absorção de nutrientes encontrarem-se até a 30cm de profundidade

De qualquer maneira, a cachoeira do Amargoso vale apena conhecer. Pela sua localização, quanto mais intensa é a chuva, mais volumosa é a queda d’água, bom para a prática de rappel, inclusive, estou reunindo uma equipe de trilheiros de Palmeira dos Índios para fazermos um dia de aventura pelas correntezas da cachoeira do Amargoso. Quem desejar ir, pelo menos conhecer, chame pelo whatsApp (87) 9 8114-3061.

AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM!

PATROCÍNIO

 

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

FJ ASSESSORIA CONTÁBIL

ANUNCIE AGORA MESMO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

Últimas