PARAÍBA: O CASARÃO DO CORONEL JOSÉ PEREIRA QUE LIDEROU A REVOLTA DE PRINCESA DE 1930

Por Cláudio André, publicado em 14 de junho de 2019

20181103_085046_HDR
O casarão do coronel Zé Pereira que se tornou hospital para atender os feridos da revolução de 1930.
Princesa Isabel por volta de 1930, se declarou território livre e lutou contra o governo do estado por 5 meses. Essa revolta foi liderada pelo coronel mas influente da região, José Pereira Lima, que se insurgiu contra medidas econômicas e práticas políticas modernizadoras adotadas pelo então presidente (denominação, à época, para governador) da Paraíba, João Pessoa.
20181103_085059
O casarão continua intacto diante da sua majestosa obra arquitetônica.
A gota d’água para o rompimento do coronel com João Pessoa foi a decisão do presidente do estado de deixar de fora, na composição de uma chapa para deputado federal, o ex governador João Suassuna, pai do escritor Ariano Suassuna, e grande amigo de José Pereira.
20181103_084936_HDR
A praça João Pessoa fica no coração da cidade de Princesa Isabel/PB.
O Coronel foi além do rompimento político. Fez uma reunião 150 jagunços e as armas disponíveis na cidade (repassadas pelo governo federal aos coronéis da região para combater os cangaceiros de Lampião e a Coluna Prestes). Dessa reunião, expulsou os soldados do governo estadual que se dirigiam a Princesa e juntamente com o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, declarou a independência administrativa da cidade, que passou, então, a ter bandeira, hino, leis, jornal e exercito próprios.
20181103_084947_HDR
A praça João Pessoa fica em frente ao casarão que serviu de hospital para os mais de seiscentas pessoas feridas durante a revolução de Princesa em 1930. Estive visitando a cidade e da gosto de andar por lá, ruas limpas, largas, bem sinalizadas e comércio funcionando a contento. Toda a cidade tem videomonitoramento.
20181103_084911

 

João Pessoa usou todas as armas para tentar conter os rebeldes. Ameaçou bombardear a cidade e mobilizou homens sob o comando de José Américo de Almeida. Habituados com a geografia da região, os revoltosos venciam sucessivas batalhas. A revolta tomou grandes proporções, envolvendo além da Paraíba o estado do Pernambuco e o governo federal. O assassinato de João Pessoa aconteceu no dia 26 de julho de 1930 por João Dantas, motivado por questões políticas e pessoais, e assim pôs fim à Revolta de Princesa.
20181103_090042_HDR
O município de Princesa Isabel fica no estado da Paraíba, a uma altitude de 683 metros. Sua população estimada em 2010 é de 21.283 habitantes. Possui uma área de 368 km². E foi marcada por importantes acontecimentos históricos, dentre eles, a revolução de 1930. Essa é a rodovia PB-426 que interliga Princesa Isabel/PB a Flores/PE. São 18 km de distância entre as duas cidades.
20181103_085904_HDR
Durante minha visita ao sertões do Pajeú e Paraibano, o céu se apresentou sem nuvens e a temperatura chegou aos 39 graus. Os pés de algarobeiras e juazeiros que tem raízes profundas, estão verdes. Na verdade, são árvores que suportam altas temperaturas e estiagem prolongada. Por essa região já faz mais de ano que não chove.
PATROCINADORES DO PROJETO POETA VIAGENS E AVENTURA

PATROCÍNIO

Cristo%2BRei

FARMACIA

MARCIA

LUCIAMOURA%2B780

LATICINIO02

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.