O VALE DOS MESTRES E SEUS MISTÉRIOS EM PLENO SERTÃO SERGIPANO

De Cláudio André, publicado em 6 de maio de 2019

A riqueza da fauna nordestina

Camaleão: Esse animal se alimenta de insetos e outros pequenos seres vivos.

A espécie Iguana Iguana é popularmente conhecida em muitas regiões do Brasil como lagartos verdes e são encontrados em todos os biomas. Estes lagartos podem atingir até 1,80 metros de comprimento e pesar até seis quilos quando adultos. Esse lagarto encontrei no Vale dos Mestres em Canindé do São Francisco.

 

Depois de uma hora de caminhada pelo leito do rio Poço Verde, encontramos um dos braços do rio São Francisco, próximo a tríplice fronteira.

 

Antes de chegar ao Velho Chico, o visitante deve passar por essas rochas sedimentares. Não há um caminho certo, você vai seguir sempre em linha reta pelo leito do rio Poço Verde.
Um pântano em pleno sertão. Assim você se sente quando está fazendo a trilha do Vale dos Mestres.
Em todo o percusso do Vale dos Mestres você encontra belezas naturais, seja na fauna, seja na flora. O único bioma do mundo chamado caatinga, que é exclusivamente brasileiro, precisa ser mais conhecido e explorado corretamente. Vemos muito desmatamento. Na trilha, encontramos pichações com nomes de pessoas, esse é o ponto negativo.
A fauna no Vale dos Mestres é muito rica, onde você encontra muitos répteis, como por exemplo, a catenga, nome atribuído a um réptil no Estado de Alagoas. Na verdade, é uma designação comum de diversos répteis lacertílios de pequeno porte, que inclusive costumam andejar pelas paredes e telhados. Esse pequeno réptil se alimenta de abelhas e insetos.
O canário-da-terra é uma espécie muito familiar para os brasileiros, seja pelo canto forte e melodioso, pela beleza, ou por ser uma ave que não teme aproximação do homem. Essa imagem consegui fazê-la a uma boa distância.

 

O motivo de encontrar rochas nos leitos dos rios é fruto de um processo que está relacionado ao movimento circular de seixos (fragmentos de rochas) e areias depositados na superfície do leito, transportados pela movimentação turbilhonar, ou circular, das águas fluviais.

 

Paredões rochosos de arenito embelezam ainda mais todo o Vale dos Mestres que se juntam aos outros tantos que forma o quinto maior cânion navegável do mundo.

 

Como citamos em outras postagens, o Vale dos Mestres tem sua beleza natural que é o resultado de uma ação erosiva – tendo como agente as águas dos rios – aponta que o processo que a originou foram sucessivos movimentos circulares, com a presença de sedimentos. Sendo assim, a única opção que faz a descrição destes movimentos é a que fala sobre as águas turbilhonares com a presença de seixos e areias.

 

Você pode até não gostar de estudar sobre ou pesquisar sobre as geoformas que existem na terra, mas, uma coisa você deve ficar sabendo, que onde você pisa, um dia foi o fundo do mar e milhões de anos antes de você muito se evoluiu para você pisar firme até dentro de sua casa. A ignorância deixa a pessoa não somente desinformada, mas, oculta de seu próprio surgimento, da sua história.

 

Foi nesse cenário que a rede Globo de Televisão gravou cenas da minisséries Amores Roubados. Quando estive lá entendi o por que da escolha do local. Primeiro, por que o lugar é paradisíaco, você fica desconectado de tudo e de todos. Segundo, que o lugar é misterioso, mágico, único e surpreendente.
 
Nesse local foram filmadas cenas da minissérie Amores Roubados. Para se chegar ao braço do rio São Francisco, tem que passar por cima desse tronco se equilibrando numa rocha que fica ao lado.
 
Você já viu o ferro cravado na rocha? Pois é, isso é o minério de ferro, no ponto de ser explorado. Mas o lugar é reconhecido pelo IPHAN e está numa área de proteção ambiental, por isso os mineradores não foram ao lugar.

 

 

Eis o motivo de um rio como o Poço Verde ter tantas rochas sedimentares, fruto de fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos. 

 

Estudando e pesquisando, descobrimos que o solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza. O movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares, a decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química e o assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.

 

A inclinação dos galhos das árvores deixa o ambiente ainda mais bucólico. Consegui fazer essa imagem por esse ângulo diferenciado. O Vale dos Mestre foi dado esse nome em homenagem aos pesquisadores que estudaram toda a área durante a escavação para a hidrelétrica de Xingó.

.

Enfim, para finalizar a série de reportagens que fiz no Vale dos Mestres, deixo a mensagem que somente indo ao local, como fizemos, vai entender a exuberância existente nesse torrão que fica às margens do Velho Chico cravado no sertão sergipano. Foi uma experiência indescritível. Caminhar por esse rio cheios de rochas foi uma grande aventura de conhecimentos.
 
ATÉ A PRÓXIMA!

 

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

FJ ASSESSORIA CONTÁBIL

ANUNCIE AGORA MESMO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

Últimas