O VALE DOS MESTRES E A HIDRELÉTRICA DE XINGÓ SÃO LUGARES QUE SE DEVE CONHECER

Por Cláudio André, publicado em 4 de maio de 2019

O Vale dos Mestres

Vale dos Mestres: Um lugar misterioso

Eis o motivo do Vale dos Mestres ser tão misterioso. Grandes rochas sedimentares. Vegetação de caatinga por todos os lados. Leito do rio Poço Verde cheio de rochas e uma rica fauna e flora que encanta a todos.
 
O Vale dos Mestres por mais que você pesquise sempre vai encontrar histórias, causos, lendas sobre o lugar, que fica há pouco mais de 25 km de distância da cidade de Canindé de São Francisco, fundada pelo coronel Chico Brito que comprou umas terras da sesmaria do capitão Luiz da Silva Tavares.
Segundo dados conseguidos pela Codevasf e Incra no ano de 2010, existiam mais de 200 famílias de produtores inseridos nos assentamentos rurais, tendo em média cinco membros por família. A faixa etária dos produtores está acima de 40 anos e com o nível fundamental de escolaridade. Como o solo em parte do município de Canindé seja de pedregulhos, riachos e rios temporários, dificulta muito a sobrevivência dos moradores da zona rural.

 

A Pedra do Tumor é uma geoforma encontrada no leito do rio Poço Verde. Veja os traçados na rocha. A rotação do vento e da água provoca essa reação na rocha. 
 
Fico a imaginar quando chove nesse rio e beleza que é a correnteza por essas rochas. São rochas de todos os tamanhos e cores. Rochas sedimentares, oriundas de outras rochas.

 

Mesmo com esse potencial turístico e ecológico, o município de Canindé de São Francisco em Sergipe, surgiu a partir da existência de curtumes. Para quem não sabe, curtume (ou alcaçaria) é o nome dado às operações de processamento do couro cru e, por extensão, ao local onde este processamento é feito.

 

Por essa rocha da pra ver a altura que a água chega no tempo de enchentes do rio Poço Verde. A areia lavada serve de piso entre as rochas até chegar em um dos braços do rio São Francisco.
O leito fluvial é denominado como sendo o canal de escoamento de um rio. Região mais baixa da bacia hidrográfica, onde o rio escoa em época de seca, isto é, com sua menor vazão anual. Por esse local fizemos a trilha do Vale dos Mestres.
 
Por esse ângulo se percebe a existência de uma rocha sedimentar com geoforma de uma tartaruga.
Até parece que esse cenário foi feito por mãos humanas… 
O entrelaçado das árvores e plantas…
 
Andar por um cenário natural desse não tem preço. Por mais de 01 km percorremos o leito do rio Poço Verde até sua desembocadura , que é o local onde um corpo de água fluente, como um rio, deságua em outro corpo de água, o qual pode ser um outro rio, uma lagoa, um grande lago, um mar, ou mesmo um oceano.

 

Essa rocha de arenito, com o passar dos anos ela vai se dissolvendo. Com a água que escorre pelo rio de tempos em tempos, a rocha vai ficando lapidada.

 

O rio Curituba é um dos afluentes do São Francisco, drena a região de Canindé e corta todo o município. Por ter sido maltratado durante séculos pela exploração inconsciente. Já rio Poço Verde (foto), tem poucos quilômetros de leito, porém, exuberante em todo seu trecho.
Com grande diversidade ambiental, a Bacia do São Francisco contempla fragmentos de diferentes biomas: floresta atlântica, cerrado, caatinga, costeiros e insulares.

 

O cerrado cobre, praticamente, metade da área da bacia – de Minas Gerais ao oeste e sul da Bahia, enquanto a caatinga predomina no nordeste baiano, onde as condições climáticas são mais severas. 

 

Um exemplar da floresta atlântica, devastada pelo uso agrícola e pastagens, ocorre no Alto São Francisco, principalmente nas cabeceiras. Já na região de Canindé, toda a margem do Velho Chico é coberta por uma vegetação de caatinga.

 

Localizado em parte do território do São Francisco, o polígono das secas é reconhecido pela legislação como sujeito a períodos críticos de prolongadas estiagens, com várias zonas geográficas e diferentes índices de aridez. 

 

A Bacia do São Francisco possui 58% da área do polígono, além de 270 de seus municípios ali inscritos. Essa rocha sedimentar acima, foi retirada na época da escavação da hidrelétrica de Xingó.

 

O rio São Francisco segue na direção leste, formando a segunda divisa natural, dessa vez entre os estados de Alagoas e Sergipe. É o Baixo São Francisco, uma área de 32.013 km2, onde o rio São Francisco deságua no Oceano Atlântico.

 

A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco. A inauguração dessa hidrelétrica foi no ano de 1994.

 

A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d’água para a cidade de Canindé/SE.
 
PATROCÍNIO
 

 

 

 

 

 

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas