VOCÊ CONHECE A FRUTA QUE SERVE PARA CURAR HEMORROIDAS E INFLAMAÇÕES

Por Cláudio André, publicado em 15 de abril de 2019

Nas minhas andanças pelo meio do mato, encontrei a CRATEVA TAPIA, ou simplesmente, TRAPIÁ, em Tupi Guarani o nome quer dizer fruta de anta, por ser uma fruta muito apreciada por este animal. 
 
O trapiá é um espécie de árvore sendo o  único  membro do gênero monotípico Crataeva, pertencente a família Capparaceae. É uma espécie nativa das américas, podendo chegar a 25m de altura e uma copa de até 20m de diâmetro e muito resistente a seca, podendo ficar em solo arenoso.
 
A fruta pode ser consumida em natura,  pode-se ser usada para enriquecer sopas e legumes, sua casca tem um leve cheiro de alho  e o chá do entrecasco é usados na medicina popular como febrífugo, antidisentérico, estomáquico e tônico. As folhas  é usado contra asma, inflamação, irritação na garganta e calmante, a seiva como analgésico dental e o suco contra hemorróidas.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.