A SERRA VELHA QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER EM PERNAMBUCO

Por Cláudio André, publicado em 15 de abril de 2019

Por esse ângulo pude fazer essa imagem da Serra Velha no povoado de Serra Negra, zona rural de Bezerros. Ao lado da serra você pode visualizar o distrito de Ameixas pertencente ao município de Cumaru.

 

O brejo de altitude é importante por tornar o clima mais ameno e salvaguardar espécies endêmicas da fauna e flora. Os tipos de espécies existentes, características do solo e as fragilidades ambientais estão entre os dados a serem coletados pela equipe.
Moradores de Serra Negra Verde plantaram, ao longo de 1 km, 50 mudas de ipês das espécies roxo, rosa e amarelo. Somente quem for a pé a Caverna do Deda é que terá a sensação do que é estar num meio ambiente protegido.
O que dizer de quem tem o privilégio de morar no num lugar desse? Quem passa ao lado dessa serra e ver a construção dessa casa se admira com tanta beleza natural ao lado e como foi desafiador fazer uma residência no cume dessa serra.
A Mata das Vertentes, em Serra Negra, distrito de Bezerros, se diferencia por ser um brejo de altitude – tipo ecossistema com florestas úmidas em meio ao semiárido. 
Mesmo com tanta beleza natural, a economia do município de Bezerros consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado. 
Durante a rápida passagem por Serra Negra, encontrei o repórter da TV Asa Branca, filiada da Globo, Magno Wendell, leitor fiel do Blog do Poeta. Concedi uma entrevista para sair nessa semana Santa em um dos telejornais. Fiquei devidamente contente de reencontrar o colega de imprensa.

 

Bezerros se destaca na indústria com suas fábricas de bolos, nas fábricas de doces. Além disso, Bezerros é uma das cidades pernambucanas que mais se destacam na produção de granito. 

 

Na gastronomia, uma boa pedida são os restaurantes do distrito de Encruzilhada, onde o principal atrativo é a carne de sol, mas em Serra Negra o cardápio tem muita variedade.

 

No período de carnaval Bezerros é um dos mais procurados do estado. Nesta ocasião, ocorre uma tradição local, que é quando as pessoas brincam o carnaval usando máscaras de todos os tipos, tanto máscara de plástico industrializadas, como as de papel machê e coité. 

 

Natureza e tradição deixam a cidade de Bezerros conhecida como a “Terra do Papangu” (“Papangus” refere-se às pessoas que saem mascaradas durante o carnaval). Esse sítio acima está no caminho de quem vai a caverna do Deda.

 

Essa imagem eu fiz do mirante que da acesso a Caverna do Deda. No horizonte está a parte mais alta do povoado de Serra Negra, que há milhões de anos sofreu um acidente geológico deixando para nós belezas naturais que encantam.

 

Por essa imagem que fiz, você visualiza um dos trechos da BR-232 e a cidade de Bezerros que é formado pelos distritos de Bezerros, Sapucarana e Boas Novas e o povoado de Serra Negra.

 

A Serra Negra é um dos 10 distritos do município de Bezerros, localizado no Agreste de Pernambuco. No distrito, existem aproximadamente 300 famílias, em sua maioria formadas por pequenos proprietários rurais, voltados à agricultura de subsistência, com baixa renda familiar. 
 
Na próxima postagem falaremos exclusivamente do sítio Pedra Solta de Serra Negra, um santuário ecológico.
Lendo e pesquisando, tivemos dados sobre a comunidade, que fica situado a 10 km da sede do município, numa altitude média de 800 metros, atingindo 960 metros no ponto mais elevado. É um brejo de altitude e exposição, que favorece as atividades agrícolas.
 
 
 
 
Logo mais estaremos com a última postagem para fechar a série de postagens sobre Serra Negra/PE.

 

 

 

 

 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.