ACIDENTE GEOLÓGICO FAZ DE SERRA NEGRA UM LUGAR APROPRIADO PARA ESPORTES RADICAIS

Por Cláudio André, publicado em 13 de abril de 2019

Quem chega no parque ecológico de Serra Negra, zona rural de Bezerros/PE, encontra essas rochas graníticas espalhadas num espaço de 02 hectares.

Veja que cravadas na rochas há cactos, em especial gravatás que se adapta em ambientes assim, deixando a paisagem ainda mais bonita.

Plantas daninhas você encontra facilmente em cima de outras árvores, que segundo especialistas, uma se alimenta da outra.
Em um jardim de uma residência em cima de uma das serras do povoado de Serra Negra, no agreste de Pernambuco, o dono foi cuidadoso em colocar rochas sedimentares trazidas de outras regiões para deixar o ambiente ainda mais bonito.

Essa é Serra Velha formada por um maciço de rochas e rodeada por resquício de vegetação de mata atlântica. Para chegar a esse local você percorre pelo menos 03 km do povoado de Serra Negra/PE.

A origem de Bezerros data de 20 de maio 1870. Nessa época, foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local. Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. 
A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal no dia 18 de Maio, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida dois dias após seu sumiço, ou seja, dia 20 de Maio, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma capela sob a invocação de São José dos Bezerros. 

Fomos caminhando sentido Serra Negra e ouvindo um pouco da história do município de Bezerros… O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. 

Anualmente, no dia 18 de maio, Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José. Toda a zona rural de Bezerros tem vegetação misturada de caatinga e mata atlântica.

Para quem chega ao ponto de apoio da fazenda da família do senhor Deda Laurentino, pode visualizar a tão falada caverna do Deda por um ângulo diferenciado.
Veja que obra de arte desse ninho feito pelo casa de couro pendurado por um galho…

No cume da caverna encontramos essa dupla de urubus admirando a vista panorâmica da cordilheira. Fiz essa imagem por trás de uma outra rocha.

A terra dos Papangus está inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Tem seu ponto culminante no povoado de Serra Negra, onde a altitude chega a 957 metros. A vegetação do município é composta por caatinga hiperxerófila e mata atlântica.

Por vários ângulos você obter imagens incríveis, como essa de dentro de uma mata fechada. No horizonte pode-se ver um dos trechos da BR-232 que faz ligação interior a capital.

Para chegar ao cume da caverna do Deda, tivemos que passar por um varedo estreito e cordas amarradas nos troncos das árvores (rapel) devido o solo ser muito íngreme e escorregadio. Valeu toda a aventura…

TEM MAIS NA PRÓXIMA POSTAGEM!

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.