TURISMO: AS BELEZAS NATURAIS DA TRILHA DA CAVERNA DO DEDA EM SERRA NEGRA/PE

Por Cláudio André, publicado em 10 de abril de 2019

Ás vezes o caminho é bem diferente do que imaginamos, encontramos belezas naturais, curvas, aclives e declives, mas, sempre rodeado de surpresas. Somente quem faz a trilha da Caverna do Deda é que vai sentir como é estar num verdadeiro encontro com natureza.

Percorrer os 3,5 km a pé para chegar a Caverna do Deda foi mais um desafio encarado com entusiasmo por mim. Focado não tão somente pela perca de peso, mas, por uma melhor qualidade de vida, pude ver o quanto estou com resistência em percussos íngremes.

Além do clima de “brejo de altitude”, o florido está por todos os lados. Orquídeas, rosas e tantos outros gêneros de flores você encontra no percusso para chegar ao cume da caverna.

Chegar a altitude de 960 metros pode vivenciar uma temperatura amena que chega a atingir até 08 graus dependendo da época do ano. Quem procura lugares tranquilos, deve se aventurar pelas diversas trilhas, grutas e mirantes em harmonia com uma natureza indescritível.

Por esse ângulo temos uma vista panorâmica da cidade de Bezerros, terra do Papangus, que segundo a história, nasceu de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenhos, que saiam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas de “Entrudo”.

Entrudo era o nome dado ao antigo Carnaval do século XIX e comiam angu (comida típica do agreste pernambucano). Papangus de Bezerro leva toda magia e encanto para os foliões todos os anos.
Pequenas placas foram colocadas no caminho rumo a Caverna do Deda. Até lá, foram 3,5 km de muitas subidas e descidas, pelo menos 03 ladeiras de tirar o fôlego você tem que encarar.

O planalto ou Serra da Borborema é uma região serrana com 400 km de extensão na direção norte–sul, incrustada no agreste da região Nordeste do Brasil, entre os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 
O planalto da Borborema constitui uma área de transição entre a mata atlântica e a caatinga e tem como fronteira natural as planícies úmidas do litoral e o sertão de clima semi-árido. 

Serra Negra é também um lugar ideal para a prática de esportes radicais como rapel, fazer explorações e trilhas pelas grutas e açudes, além de desfrutar do sossego e da paz no meio da natureza. 

Antes de chegar na Caverna do Deda você explorar lindas paisagens. Nesse ponto já estávamos acima dos 800 metros de altitude. A vista deslumbrante é de um novo loteamento aberto para construir residências.

Mesmo com tantos atrativos ecológicos, você pode ter acesso de veículo, mas o ideal é fazer as trilhas a pé, ter um contato direto com a natureza.

Depois de percorrer quase 04 km subindo e descendo serras, fomos parar no Bar da Caverna do Deda. Por lá, tomamo aquela água bem geladinha e saboreamos pela primeira vez geleia de jabuticaba. Confesso que gostei!
Interessante que durante o percusso percebemos a mudança repentina do tempo. De uma hora para a outra o sol se escondeu e começou a chover, mas mesmo assim continuamos em frente.
Árvores frondosas e frutíferas são encontradas em torno da caverna do Deda. Jaqueiras, cajueiros, goiabeiras, bananeiras, azeitonas, mangueiras, acerolas e muita plantação de Pau-Brasil. Resquício de vegetação da mata atlântica é encontrado facilmente entre as serras.

Aguardem a próxima postagem…

PATROCÍNIO

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.