SERRA NEGRA ESTÁ DENTRO DO PLANALTO DA BORBOREMA E DA CHAPADA PERNAMBUCANA

Por Cláudio André, publicado em 10 de abril de 2019

Independentemente do tempo ficar nublado ou não, a vista do cume da caverna do Deda é fantástica. Fiz questão de compartilhar essas imagens que fiz durante a minha visita a Serra Negra.

Veja que o verde está por todos os lados. A cordilheira localizada no agreste de Pernambuco, em especial na região dos Papangus, da prazer em visitar por mais de uma vez.
Não tem como estar num lugar desse e num se amostrar… O vento batendo na sua cara e respirando ar puro não tem coisa melhor.

Chegar aos 960 metros de altitude, caminhar 3,5 km no tempo de 1 hora e 10 minutos, não é para ficar vislumbrado com essa paisagem na região serrana do povoado de Serra Negra?

Boa parte do relevo encontrado no povoado de Serra Negra é formado por maciço granítico residual e com afloramentos graníticos disseminados da suíte intrusiva. 

Um acidente geológico a milhões de anos, deixou para a população de serra Negra uma beleza inigualável. As rochas graníticas estão em várias geoformas espalhadas por toda a zona rural de Bezerros, distante pouco mais de 100 km da capital Recife.

O Planalto da Borborema, também conhecido como Chapada Pernambucana por estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco – Serra da Borborema, ou ainda, Planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.

O Planalto da Borborema compreende os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A cordilheira que é vista do cume da caverna do Deda, em serra Negra, faz parte desse contexto.

O planalto da Borborema chega a medir aproximadamente 400 km em linha reta norte–sul, localiza-se nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Esse sistema, parte do Planalto Brasileiro, equivale ao setor mais oriental do planalto Atlântico e um dos dois mais setentrionais, sendo divisor de águas entre a bacia do rio São Francisco e as bacias propriamente borborêmicas nos setores norte e leste. 

É o único grande sistema do platô oriental azevediano que não faz parte da cadeia franciscana. No cume da caverna do Deda, a altitude beira os mil metros. O grande paredão rochoso está num formato de viaduto, coberto por vegetação que tem resquício de mata atlântica.

No planalto, localizam-se importantes cidades, como Campina Grande e Itabaiana (Paraíba), Caruaru e Garanhuns (Pernambuco), Arapiraca e Palmeira dos Índios (Alagoas) e Santa Cruz (Rio Grande do Norte). Essa região de serra Negra, zona rural de Bezerros, está inclusa no roteiro.

O topônimo «Borborema» é originário do termo tupi ybymbore’yma, que significa «terra sem habitantes» (yby, «terra» mais mbora, «povo» mais e’yma, «sem»). Nessa região, os antepassados foram índios tupis e guaranis.

Em alguns momentos da trilha o mato era fechado, mas, a belezas das rochas graníticas nos convidava para um passeio ainda mais aventureiro. Veja que as rochas tem muitos linques (purificadores do ar).

A partir que íamos descobrindo as belezas das serras e vales, vejam na foto que no horizonte já chovia nas redondezas de Bezerros. Quando fiz essa self de cima de uma rocha há 970 metros de altitude, pude ver a beleza da água caindo das nuvens… Já quando estávamos voltando que ainda tomamos um banho de chuva… Uma experiência sensacional!

Na próxima postagem tem mais…


O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.