GRUTA DO AMOR E O PAU SANTO CASAMENTEIRO SÃO AS ATRAÇÕES DO PARQUE ECOLÓGICO DE SERRA NEGRA/PE

Por Cláudio André, publicado em 8 de abril de 2019

Importante salientar que durante o caminho que faz a gente atravessar a Gruta do Amor, encontramos as plantas que caracterizam o Brejo de Altitude em transição.  

A Gruta do Amor, que leva o nome por ser um antigo local que casais namoravam e também devido a umas pedras com geoformas, digamos, diferente de órgão genitais masculino e feminino, traduzindo no popular, a entrada da gruta tem a forma de uma vagina um afloramento rochoso que parece um pênis, tudo é questão de olhar.

Dentro da Gruta do Amor você encontra rochas graníticas de todos os tamanhos e formatos. Pelo jeito, em Serra Negra houve a milhões de anos um acidente geológico.

Diz relatos históricos que acidentes geológicos beneficiaram toda a região serrana de Serra Negra, onde facilmente você pode visualizar uma beleza inigualável. É fácil localizar geoformas de afloramentos rochosos e o real significado de “brejo de altitude” e “refúgios florísticos”.
Logo quando você chega na entrada do parque tem uma placa com todas as informações que o turista precisa saber em português e inglês. Quando você vai fazer pequena trilha de poucos mais de 300 metros de comprimento, você se depara com Pau Santo Casamenteiro. Dizem que quem der três voltas na árvore e na sequência abraçar e dar um beijo nela vai arranjar um marido. 

Distante do Polo de Eventos encontra-se o Parque Ecológico da Serra Negra, unidade de conservação ambiental brasileira. No período junino o povoado de Serra Negra recebe uma superlotação de público, por que por lá é fácil encontrar um forró pé de serra no meio da rua e tomar aquele vinho para aquecer.
O parque tem muitos pontos interessantes para conhecer, como a Porta do Vento, a Gruta do Amor, a Pedra Cortada, Pau do Santo Casamenteiro, o Mirante da Escada, o Mirante do Gravatá Amarelo e o Mirante da Carambola

Dentro da Gruta do Amor há vários varedos, pequenas trilhas para você percorrer, mesmo a área sendo pequena. Em círculo, você não gasta mais que 20 minutos para conhecer a beleza do parque ecológico. Isso estou falando sem as pausas para tirar fotos…

Outros pontos para visitar no povoado de Serra Negra são: Mirante da Antena, a Gruta do Vino, Mirante do Cruzeiro, com uma visual privilegiada do Parque Ecológico da Serra Negra.

Quando você passa pela Gruta do Amor, do outro lado tem o Portal do Vento, justamente pela força do vento que vem do lado de fora da pequena caverna. 

O Portal do Vento tem a geoforma de um triângulo. O vento sopra com mais força por esse lado. Quando se aproxima das 4 horas da tarde, você tem uma sensação térmica que o vento trás em torno de 18 graus.

Vejam a beleza externa das paredes rochosas da Gruta do Amor.

Serra Negra é um lugar ideal para a prática de esportes radicais como rapel, fazer explorações e trilhas pelas grutas e açudes, além de desfrutar do sossego e da paz no meio da natureza. A Caverna do Deda é ideal para exploração e rapel. 

ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM…

PATROCÍNIO


O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.