DE QUEM SERÁ ESSE CHINELO PENDURADO NUMA CERCA DE ARAME AO LADO DO POÇO DA NEGA

Por Cláudio André, publicado em 2 de abril de 2019

Publicidade

Quem será a dona desse chinelo que está pendurado na cerca de arame farpado próximo ao Poço da Nega?

Dentro do Poço da Nega sentido a temperatura da água ouvindo barulho da correnteza…

Quem vai uma vez quer voltar sempre e sempre… 
A natureza é convidativa.

Igreja de São José do distrito de Caldeirão de Cima, zona rural de Palmeira dos Índios/AL. Existe na comunidade uma única rua de mão dupla e tem aproximadamente 50 domicílios e em torno de 250 moradores.

O distrito de Caldeirão de Cima é rodeado por serras e cachoeiras e fica na divisa de AL/PE.

O rio Bálsamo nasce no sítio Pacas, zona rural de Bom Conselh/PE, passa pelo povoado de Queimadas, onde tem a grande barragem do Bálsamo que abastece pelo menos três cidades, Bom Conselho/PE, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, ambas em Alagoas.

Nesse local, onde tem o poço da Nega está o curso do rio Bálsamo que há poucos quilômetros desse local se encontra com o rio Paraíba do Meio, no município de Quebranbulo/AL.
Mata fechada e uma mistura de vegetação de caatinga e zona da mata.

Relatos históricos constam que foi em Caldeirão de Cima que surgiu a primeira freguesia de Palmeira, onde São José é o padroeiro e tem uma das primeiras e mais belas igrejas fundadas no município, provavelmente do século XVIII .

O poço da Nega é um loca (buraco) numa rocha feita pela força e rotação da água há milhares de anos. Por dentro desse buraco (que se formou num poço natural), passa o rio Bálsamo que é perene e tem nascente em Pernambuco.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d’água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE