DE QUEM SERÁ ESSE CHINELO PENDURADO NUMA CERCA DE ARAME AO LADO DO POÇO DA NEGA

Por Cláudio André, publicado em 2 de abril de 2019

Quem será a dona desse chinelo que está pendurado na cerca de arame farpado próximo ao Poço da Nega?

Dentro do Poço da Nega sentido a temperatura da água ouvindo barulho da correnteza…

Quem vai uma vez quer voltar sempre e sempre… 
A natureza é convidativa.

Igreja de São José do distrito de Caldeirão de Cima, zona rural de Palmeira dos Índios/AL. Existe na comunidade uma única rua de mão dupla e tem aproximadamente 50 domicílios e em torno de 250 moradores.

O distrito de Caldeirão de Cima é rodeado por serras e cachoeiras e fica na divisa de AL/PE.

O rio Bálsamo nasce no sítio Pacas, zona rural de Bom Conselh/PE, passa pelo povoado de Queimadas, onde tem a grande barragem do Bálsamo que abastece pelo menos três cidades, Bom Conselho/PE, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, ambas em Alagoas.

Nesse local, onde tem o poço da Nega está o curso do rio Bálsamo que há poucos quilômetros desse local se encontra com o rio Paraíba do Meio, no município de Quebranbulo/AL.
Mata fechada e uma mistura de vegetação de caatinga e zona da mata.

Relatos históricos constam que foi em Caldeirão de Cima que surgiu a primeira freguesia de Palmeira, onde São José é o padroeiro e tem uma das primeiras e mais belas igrejas fundadas no município, provavelmente do século XVIII .

O poço da Nega é um loca (buraco) numa rocha feita pela força e rotação da água há milhares de anos. Por dentro desse buraco (que se formou num poço natural), passa o rio Bálsamo que é perene e tem nascente em Pernambuco.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d’água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.