UMA TARDE QUE VIROU NOITE POR ALGUNS MINUTOS EM BOM CONSELHO

Por Cláudio André, publicado em 1 de abril de 2019

Domingo, 31 de março de 2019, 14 horas, o tempo fechou em Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. As fotos enviadas a redação mostram que de uma tarde de sol, o tempo mudou repentinamente.

O município de Bom Conselho tem 654 metros de altitude acima do nível do mar e ontem, domingo, 31/03, algumas nuvens “carregadas”, estavam passando pela região, a parte úmida das nuvens provocaram essa névoa.

A tarde virou noite, madrugada… repentinamente… A altitude de Bom Conselho contribui para que isso aconteça.

Nem parece que isso foi às 2 horas da tarde. A nuvem carregada parada, mas sem chuva, que é mais conhecida como “nuvem seca”, provoca esse tipo de névoa devido a umidade baixa.
Por vários ângulos podemos perceber o quanto a “nuvem seca” deixa o tempo diferente. Apenas alguns pingos caíram de água, porém a névoa baixou muito forte. Nesse caso, para quem está dirigindo, deve de imediato acender os faróis do veículo e deixa-los em luz baixa.

Essa imagem foi feita próximo ao povoado de Igreja Nova e enviada a redação desse blog. Essa é a visibilidade de quem está no meio desse nevoeiro.

Esse é o Vale das Cancelas na zona rural de Bom Conselho. Por esse ângulo não se ver o abismo que existe lá embaixo. Todas as árvores ficam encobertas.

Quem passa por esse trecho da PE-218, pode visualizar a Serra Grande, mas sem ter essa névoa. 

Próximo ao bar da Curva, há 50 metros da Igreja Nova, a forte névoa encobriu boa parte das árvores frondosas existentes nessa região.

Como a região serrana de Bom Conselho ainda resta muita mata, é comum encontrar baixas umidades e provocando momentos como esse.

O exato momento que a “nuvem seca” estava se aproximando da cidade de Bom Conselho. Os fatores, alta altitude e as nuvens carregadas, provocaram essa exibição explicita da natureza. Para enxerga isso é preciso sensibilidade, amor pela natureza, pelas obras do Criador do Universo.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.