POÇO DA NEGA E NASCENTE SANTA TEREZINHA O QUE EXISTE EM COMUM

Por Cláudio André, publicado em 21 de março de 2019

A correnteza que desce e enche o Poço da Nega faz parte do percusso do rio Bálsamo que nasce no sítio Pacas, na zona rural de Bom Conselho. Passados alguns quilômetros, a correnteza torna-se mais forte após a barragem do Bálsamo, no povoado de Queimadas e quando chega no povoado de Caldeirão de Cima, já na zona rural de Palmeira dos Índios/AL, o som da água é algo indescritível.

As rochas graníticas são rochas magmáticas, plutônicas, constituídas essencialmente por quartzo e feldspato (feldspato alcalino e/ou plagioclase). Para além destes minerais essenciais, podem ocorrer moscovite, biotite e/ou anfíbola, como minerais característicos, assim como outros minerais em quantidade acessória (apatite, zircão, esfena, magnetite, etc.).
Após andar por 18 km, mais de 5 horas de caminhada, se esbaldar numa correnteza de água limpa, fria e ouvir o som da natureza, não é todo mundo que tem esse privilégio. Eu vivi isso. Aproveitei. Curti. Isso é possível para você que está lendo esse texto e vendo essa foto.

Uma correnteza entre rochas e entre serras. Água limpinha, temperatura de 16 graus e um ambiente de paz e sossego. Quer saber se isso é verdade? Saia da sua rotina do seu mundo urbano e vá conhecer o Poço da Nega que fica entre serras na divisa de PE-AL. 

Curtir a natureza não é caro. Viver momentos simples, em contato com a natureza não precisa de milhões.
As rochas graníticas originam-se por cristalização em profundidade de um magma rico em sílica. Dado o seu enriquecimento em sílica, designa-se por magma ácido. Num tem aquele velho ditado que “água mole em pedra dura, tanto bate que fura”?, pois bem, a água tem o poder de talhar rochas. 

A cavidade que se formou nas rochas por onde passa o rio Bálsamo, foi uma ação da água e do vento e levou milhões de anos. O nome de Poço da Nega é por que existiu uma descendente de escravo chamada de Nega por seus senhores. Provavelmente isso ocorreu por volta do século XVI, quando. ocupava a região. Ela, a Nega, lavava a roupa de seus donos nesse poço.
Mesmo estando numa região agrestina, a mistura de vegetação é muito variada. Há plantas da mata e da caatinga. Em todo o percusso do rio Bálsamo há uma série de tipos de arborização.
Os ciclos geológicos tem seu fim com o processo de gliptogénese, dessa maneira, a formação de um canyon que se configura e se estuda em escala localizada – escala de menor abrangência e maior resolução – garante o processo de denudação e caracteriza um sistema geomorfológico avançado, tendo assim, já sofrido alterações pela litogênese e orogênese. 

A correnteza de um curso de água é o trecho em que a sua corrente vai mais rápida, geralmente formando ondulações e pequenas ondas, e ocorre usualmente em um terreno raso e acidentado.

As correntezas, muitas vezes, consistem em um leito rochoso de cascalho e de seixos ou de outras pequenas pedras. Esta parte do curso de água é um importante habitat para a pequena biota aquática, como pitus ou pequenos peixes.

Foi com essa turma que conheci um pouco do potencial turístico da região serrana no município de Palmeira dos Índios/AL. Boas histórias, grandes risadas, solidariedade com aqueles que sentiram cansaço durante o trilha, enfim, uma grande experiência coletiva.
Superar os próprios limites. A trilha ecológica que participei com outras 19 pessoas em Palmeira, fortaleceu ainda mais o desejo de continuar nessa trajetória em defesa do meio ambiente. Estamos com novos projetos nesse seguimento até por que a vida é feita de mudanças. Aqui temos o hábito de criar e não copiar a ideia dos outros.

Outras trilhas estaremos realizando e participando com uma turma como essa. Idade, cor, raça, ideologia de gênero, etc., nada disso tem espaço nesse grupo de trilheiros. Todos tem uma única paixão, o MEIO AMBIENTE.
 Você está vendo essa água acumulada? É a água da nascente Santa Terezinha que está represada e que serve de canalização para uma das bicas conhecidas da região. A água é limpa e serve para banhos e consumo humano.

A nascente Santa Terezinha fica dentro de uma fazenda que recebe o mesmo nome. Ela foi batizada pela equipe de trilheiros TTI da cidade de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas.

A água da nascente sai do solo que fica debaixo de uma rocha granítica. Por essa foto você percebe que a cor da água. Ela sai e escorre por dentro da mata que é uma reserva ecológica localizada no bairro de Palmeira de Fora.

Debaixo desse tronco de Tamboril está a nascente Santa Terezinha. Nessa reserva ecológica há uma diversidade de árvores e plantas, além de tantas outras nascentes. Podemos considerar que é um santuário ecológico há poucos metros da vida urbana.

De qualquer forma o bioma caatinga está presente na vida silvestre. Um refúgio de vida silvestre, também referido pelo acrônimo REVIS, é um tipo de área protegida brasileira previsto na legislação que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Este tipo de área protegida pode ser constituído por terrenos e propriedades particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos de conservação com a utilização da terra e dos recursos naturais locais pelos seus proprietários. 

Essa rocha com uma cavidade que pode abrigar até duas pessoas fica há pouco metros da bica do Alcides.
Trata-se de uma peculiaridade desta categoria de área protegida brasileira, compartilhada apenas com a categoria dos Monumentos Naturais. Não sendo possível a compatibilização, os terrenos e propriedades devem ser desapropriados.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas