SERRA DO JACU E A CORDILHEIRA QUE FICA NA DIVISA DE PERNAMBUCO COM ALAGOAS

Por Cláudio André, publicado em 28 de janeiro de 2019

A região serrana de Bom Conselho tem seu encanto turístico que não é explorado ou valorizado pelas autoridades locais. Aliás, desconhecem esse potencial que o município proporciona.

Fotografar, ter um contato direto com a natureza, me proporciona energias positivas, uma verdadeira terapia.

O caminho quem faz somos nós. Muitas vezes somente o caminhar nos proporciona a certeza que o que fazemos tem um eco, mas, depende de como ouvimos.

A zona rural de Bom Conselho, mesmo sofrendo com a quantidade de desmatamento, tem o seu potencial ecológico. O clima e a vegetação e os pontos culminantes podem ser alavancados para projetos ecoturísticos.

Por esse ângulo da pra ver uma cordilheira que se divide com o estado de Alagoas. A região do distrito de Logradouro dos Leões é rodeada por várias serras.
Por essa imagem a cordilheira se prolonga que no horizonte chega-se ao município de Águas Belas, agreste do estado de Pernambuco.

Com altitude média de 200 metros, podendo chegar a mais de 1 000 metros — como é o caso do pico do Jabre, de 1 197 m (no estado da Paraíba), do pico da Boa Vista, de 1 195 m e do pico do Papagaio, de 1 175 m (ambos no estado de Pernambuco) — em seus pontos extremos (serras), o planalto está encrustado no agreste do Nordeste Oriental, espalhando-se de norte a sul e tendo como fronteira natural as planícies do litoral (região úmida) e a depressão sertaneja (região semiárida).

O clima do cume da serra do Jacu é seco, muito quente, semi-árido, com amplitude térmica mais acentuada que o litoral, por conta da continentalidade, normalmente passando dos 30°C durante o dia e cerca de 20°C à noite, chegando a cair algumas vezes para 11°C à noite em alguns locais mais elevados.
A serra do Jacu está inclusa no planalto da Borborema que vem se constituindo em uma região de forte atração turística, principalmente para os habitantes da área litorânea, que são atraídos pelas paisagens e o clima mais ameno que apresenta, nomeadamente nas vizinhanças de Caruaru, Chã Grande, Gravatá, Brejo da Madre de Deus e Garanhuns (Pernambuco), Araruna, Lagoa Seca, Campina Grande, Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões e Solânea (Paraíba). 

O Estado de Pernambuco tem um formato aproximadamente retangular, com uma altura de pouco mais de 100 km de norte a sul e uma largura de aproximadamente 700 km de leste a oeste. Pernambuco faz divisa com Alagoas e Bahia ao sul, Piauí ao oeste, Ceará e Paraíba ao Norte. 

Mais uma trilha realizada com sucesso. Os poucos mais de 200 metros de altitude não foram obstáculos para chegar ao cume da serra do Jacu.
Uma erupção há milhões de anos deixo as marcas na região serrana de Bom Conselho, formando uma cordilheira com a divisa de Alagoas.

Finalizando mais uma postagem, está claro e evidente o potencial turístico que tem o município de Bom Conselho. As serras, o clima, a localização, são fatores que podem ser reconhecidos e valorizados.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.