SERRA DO UMBUZEIRO/BA: PARA TODOS OS LADOS GEOFORMAS DE ROCHAS MILENARES

Por Cláudio André, publicado em 27 de dezembro de 2018

 A pedra da Cadeira do Rei é uma geoforma de uma rocha que fica dentro do platô da serra do Umbuzeiro, zona rural de Paulo Afonso, sertão baiano.
pedra do Pato é outra geoforma de uma rocha que fica dentro do platô da serra do Umbuzeiro, zona rural de Paulo Afonso, no norte baiano.

Quando você vai subindo até o cume da serra do Umbuzeiro pode se observar várias espécies vegetais do bioma caatinga, além da ação do intemperismo químico e físico, responsável pela erosão da rocha arenítica que forma o lugar, que são características de planalto, planícies, depressões e tipos de rochas.

A cada metro que você percorre dentro do Platô da serra do Umbuzeiro, é fácil localizar uma geoforma. De longe vemos uma rocha que mais parece um castelo imperial. Todas essas rochas são uma mistura de argila com arenito, deixando uma alta resistência na rocha.

A serra do Umbuzeiro por fora tem o formato de um vulcão, por dentro o platô que tem dentro dela é como se há milhões de anos o vulcão tivesse sido congelado e parado com sua erupção. A consistência das rochas chamam atenção de todos, ásperas, endurecidas e cinzentas.
Quer se aventurar? Vá conhecer a serra mais alta do município de Paulo Afonso, no norte da Bahia.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.