SERRA DO UMBUZEIRO E SUA ALTITUDE EXIGE FÔLEGO E DETERMINAÇÃO PARA CHEGAR AO CUME

Por Cláudio André, publicado em 27 de dezembro de 2018

Nas rochas é fácil saber a qualidade do ar que estávamos respirando, pois, há espalhados nas rochas líquens das mais variadas cores, deixando o ar ainda mais limpo.
A Serra do Umbuzeiro, localizada no distrito do Riacho, é cenário para uma boa caminhada até o ponto mais alto de Paulo Afonso. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 500 metros, tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso. 
O trekking em si não envolve grandes dificuldades, mas o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante: chapéu, filtro solar e muita água. Veja que o piso do platô e de boa parte da subida da serra é feito de argila com arenito, que forma uma casca endurecida como se fosse a de um cágado.
Quando se chega a esse ponto, já se marca 400 metros de altitude acima do nível do mar. Para os trilheiros o local serve como mirante que fica na metade da subida, proporcionando uma bela vista do lado oeste da serra.
Quando chove na região, a água deixa esse piso ainda mais enrijecido. A argila misturada com arenito faz a rocha ficar fortalecida e com o vento e as altas temperaturas, as rochas ficam impregnadas no solo e com formato de biscoitos assados no fogo.
A primeira metade da subida é muito quente porque o vento costuma vir do lado leste e a gente sobe pelo lado oeste. Para pegar menos calor é interessante ir cedo pois subirá com sombra, pois o sol estará do outro lado. 

A área do município de Paulo Afonso é formada por planaltos e depressões, representada por solo cristalino e camadas sedimentares da Bacia Tucano-Jatobá. Entre os acidentes físicos encontram-se: Cachoeira de Paulo Afonso, com várias quedas – Croata, Véu da Noiva; o cânion do Rio São Francisco, que começa na Cachoeira de Paulo Afonso, entalhado em solos migmáticos pré-cambianos, arqueozóicos e a Serra do Umbuzeiro, no Povoado Riacho. 
Antes de começar a subida da serra do Umbuzeiro, fizemos uma pausa após uma caminhada de 1 hora e 30 minutos.
Há cerca de 40 km do centro de Paulo Afonso, encontra-se o local conhecido como Baixa do Chico, na divisa com o Brejo do Burgo, município de Glória. Ali existe um cânion seco de cerca de 12 Km, com curiosas formações de arenito – rochas sedimentares constituídas por areias aglutinadas por um cimento natural. O pico da serra chega a 515 metros, enquanto que a a base da serra tem 340 metros e a altitude a ser vencida no seu início é de 175 metros

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.