TABUBA: UMA PRAIA PARA QUEM QUER SOSSEGO E CURTIR MOMENTOS INESQUECÍVEIS

Por Cláudio André, publicado em 11 de dezembro de 2018

Quando a maré baixa, logo vemos a barra de corais da praia de Tabuba, localizada no distrito de Santa Luzia, município de Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas.
A Praia de Tabuba é um espetáculo! Vale muito a pena conhecer, é uma das praias mais bonitas de Alagoas. Entre 09 e 10 horas da manhã a maré baixa e formam-se várias piscinas naturais. 
A água é bem transparente, tem muitos peixinhos, sem contar o encontro do rio Santo Antônio com o mar, que da gosto de se ver. o rio cercado por uma área de mangue, chega à praia e se une ao mar…
Visitando o litoral norte de Alagoas, uma das praias que exige uma parada chama-se Tabuba. No lugar acontece o encontro de um rio com o mar, mas o mais impressionante é que nos períodos de maré baixa a praia se parece muito com uma lagoa, tamanha a tranquilidade de suas águas
Tabuba que em Tupi Guarani significa ‘’o que deságua nas pedras’’, proporciona a todos os visitantes um verdadeiro encontro com a natureza.
A cada click que fiz, pude ver de perto as belezas naturais de uma praia paradisíaca. A praia de Tabuba que logo se junta a praia de Maré Mansa e o encontro do rio Santo Antônio com o oceano atlântico.
Além desses corais, a praia de Tabuba é cercada por coqueiros, tem barreiras de recifes e mar calmo e verdinho. O encontro do rio com o mar deixa a paisagem ainda mais bela. Somente quem já foi entenderá o que falo nesse texto.
Quando a maré baixa o visual é esse. Águas claras, areia por todos os lados, lugar bem raso que serve para a criança se divertir até não querer mais.
Nove horas da manhã, a maré baixa. Os corais aparecem e servem para tirar fotos e você criar seu próprio cartão postal. A sua imaginação é quem faz a imagem…
O ângulo da imagem você escolhe. Uma coisa é certa, a beleza está por todos os lados. Para chegar a Tabuba é preciso chegar no distrito de Santa Luzia, zona rural do município de Barra de Santo Antônio.

Logo quando cheguei fiquei impressionado com a cor do mar, mas, antes de usufruir o ambiente natural, fiz questão de registrar essa beleza que só as mãos do Criador conseguiu embelezar esse torrão alagoano. Procurei saber o significado de Tabuba por um morador da praia, ele que basta você da uma olhadinha você entenderá, ou seja, “o que deságua nas pedras“, por isso que os corais são um espetáculo a parte.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.