PRAIA DO CARRO QUEBRADO E ILHA DA CRÔA SÃO AMBIENTES QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER

Por Cláudio André, publicado em 11 de dezembro de 2018

 
Indiscutivelmente, a praia de Carro Quebrado é um lugar paradisíaco, inesquecível para quem a visita. Distante do centro da cidade de Barra de Santo Antônio, uns 06 km, com águas calmas, mar esverdeado ou azul anil, depende do ângulo que você ver, areia fininha, lindos coqueirais, falésias com sua tonalidade multicolorida, enfim, os adjetivos são inúmeros para esse pedaço de chão no litoral norte de Alagoas.
Um dos símbolos que o nome da praia. Já imaginou um casal conseguir namorar dentro de um fusca, onde o espaço é menor que todos os outros? Assim, ficou conhecida a praia deserta que é a de Carro Quebrado. Conta-se uma das lendas que casais se aventuraram com um fusca e foram namorar pertinho da maré. Esqueceram a noção do tempo e quando vieram acordar, a maré já tinha subido e o carro atolado nas areias e a maresia tomou de conta do veículo. 
Por dentro de um canavial está a estrada vicinal que da acesso a praia e ao mirante de Carro Quebrado. Turistas de várias parte do Brasil e exterior são levados pelas agências de turismo. Mas você consegue chegar de carro próprio mesmo que não seja do modelo 4 x 4, sem ser no período de chuvas.
Antes de chegar a praia de Carro Quebrado, fui conhecer o restaurante do Pituba, na Ilha da Crôa, que da um show em regionalismo. A utilização do nome ilha, ainda que geograficamente inadequada, traduz bem suas principais características, de local isolado, tranquilo, com pouco acesso e paradisíaco.

 Tentei localizar Adão e Eva mas não consegui… Essa lenda está explicita devido ao lugar, que além ser um ambiente aconchegante e familiar, você fica rodeado pela natureza que é bem preservada no espaço em cima da Ilha da Crôa.

Quer viver mais? Faça amizade. Conheça novas pessoas. Aí estão, Gulimel, Pituba, Eu e Zenildo, um cara que conhece todas as praias do litoral norte do estado de Alagoas. Recomendo que quando você for a essa região, localize o Zenildo pelo Instagram e marque um passeio de bug pelas praias de Barra de Santo Antônio. O cara é profissional, amigo e sempre com um sorriso estampado no rosto.

Parece um museu, mas, o restaurante do Pituba tem como marca o regionalismo. O que você lembra do sertão, tem em todo o espaço do Pituba, além da comida caseira.

Localizada no município alagoano de Barra de Santo Antônio, a Ilha da Crôa é uma das grandes atrações turísticas do Estado. Só que, ao contrário do que o seu nome indica, não se trata de uma ilha, e sim de uma península.

É verdade que, com a construção de uma ponte, o acesso à “ilha” se tornou mais fácil (está apenas a 40 km de Maceió), mas ainda assim, é um lugar que tem muitos encantos, como o rio Santo Antônio e suas praias, além da vizinha Carro Quebrado, um dos recantos mais bonitos do Nordeste brasileiro.

AGUARDEM AS PRÓXIMAS POSTAGENS… 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.